Construir os Grêmios; Reconstruir a UBES!

Todos ao 2º Encontro Nacional de Grêmios


         O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Cerca de 98% das crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler; 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental e que moram nas grandes cidades, não dominam o uso da leitura e da escrita. Professores recebem menos que o piso salarial. O numero de analfabetos chega a 14 milhões em nosso país.
          Porém, a atual Gestão da União Brasileira dos Estudantes Secundarista (UBES), a sua majoritária (UJS) na faz nada para mudar essa realidade, enquanto os estudantes sofrem com a falta de investimento na educação, gerando o sucateamento no sistema como: a falta de professores, laboratórios desfasados , quadra sem cobertura , estrutura física da escolas precária. Além disso, sofrem com a ganancia dos empresários  através do aumento de passagem constante, retirando  o direito de ir e vir.

   Fruto deste descaso é que, em vez da majoritária desta entidade fazer a denúncia, está mais preocupada em defender a corrupção, foi o caso do mensalão, como disse a atual presidente da UBES: Manuela Braga, “É insuficiente, baseado em suposições e sem provas de que o mensalão existiu. É injusto. A Justiça não pode ser dessa forma”, argumenta Manuela. Além disso, sentam no color do governo para defender seus interesses e não da classe estudantil.
Plenária de Grêmios Realizada Pela UESPE
Portanto, a União dos Estudantes Secundarista de Pernambuco convoca todos os grêmios estudantis a se organizarem para participar do 2º Encontro Nacional  de Grêmio na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nos dias 18,19,20 e 21 de janeiro. Pois sabemos que a educação não é o privilegio, mas sim o direito de todos, por isso, a representação máxima dos estudantes dentro e fora da escola, amparada por uma lei federal (7.398/85), que tem uma diretoria que é eleita pelos próprios estudantes e toma decisões democraticamente, para defender todos os seus direitos. Seja o direito a uma escola de qualidade, ao uniforme, ao passe estudantil ou à meia-entrada cultural, a diversas atividades de integração  como festas, campeonatos, cineclubes, teatros, saraus, festivais de bandas, festivais de hip-hop, clubes de xadrez, olimpíadas, enfim, tudo aquilo que a galera gosta e precisa para ter uma formação social ,ou seja, em tudo que for necessário para representar e lutar pelos nossos direitos e interesses.   Nesse sentido somos capazes de transformar a realidade e entendermos que nossa principal tarefa é trazer essa entidade para o caminho da luta, para a mãos dos estudantes.
     Em cada escola  um grêmio; Em cada grêmio uma luta!

    Todos em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade!

Contatos: (81)3231-6018(81)9502-5165
Uespe.rebelese@gmail.com
uespe.blogspot.com.br







Nenhum comentário: