CONHEÇA A HISTÓRIA DA UESPE


A União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco-UESPE é a entidade máxima de representação dos interesses dos estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de Pernambuco. Reorganizada em 1989 por lideranças estudantis dos Grêmios de Recife e de entidades estudantis  municipais. A UESPE é herdeira histórica das lutas dos estudantes secundaristas de Pernambuco nos anos 50,60 e 70. Organizou a luta dos estudantes, como: a luta pela Meia Passagem em Recife, Caruaru, Petrolina e Garanhuns. Luta atualmente por estes mesmos direitos nas intermunicipais, por melhores condições de ensino, por mais verbas para a educação, pela plena liberdade de organização dos Grêmios, pela democracia nas escolas,pela garantia de meia-entrada em eventos culturais e esportivos e pela inserção da juventude na vida política do Estado e do país


Têm realizado inúmeros seminários, debates, cursos de formação política e palestras sobre cultura, saúde da juventude. Por isso, a UESPE é merecedora do respeito e da simpatia da sociedade pernambucana, caracterizando-se como uma entidade que luta intransigentemente em defesa dos direitos dos estudantes e da juventude.
A UESPE tem atuado em parceria com entidades municipais a ela filiadas e com as entidades coirmãs dos outros estados, com a UBES, Casa do Estudante de Pernambuco e o Centro de Formação e Ação da Juventude- CENAFAJ.
O principal objetivo da UESPE é a união e a organização dos estudantes secundaristas do Estado de Pernambuco nos seus grêmios e entidades municipais para crescer a luta e a consciência dos estudantes para conquistar a educação pública de qualidade, livre acesso a universidade com o fim do vestibular e espaços culturais nas escolas em todos os municípios para todos os estudantes do ensino fundamental,médio e técnico.

Alguns Grêmios e algumas entidades municipais têm existências históricas,como é o caso do Grêmio Livre Estudantil Jonas José do Ginásio Pernambucano, da União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru,(UESC) e da Associação Recifense dos Estudantes Secundaristas (ARES), entidade que teve entre suas lideranças os estudantes Jonas José de Albuquerque(patrono do Grêmio do Ginásio Pernambucano),Ivan Aguiar, que foram os primeiros estudantes assassinados pela Ditadura Militar do Brasil e Fernando de Santa Cruz, entre tantos outros.

Algumas lutas geraram conquistas importantes para os estudantes do nosso estado, como foi o caso da conquista da lei estadual da  meia passagem  na área metropolitana, carteira de estudante que garante o direito de acesso ao transporte coletivo pagando metade do valor estipulado em casas de shows, cinemas, teatros,estádios de futebol, etc... Outra demonstração da disposição de luta dos estudantes foi quando tiveram de frear a ganância ilimitada dos empresários dos transportes nas ruas no final de 2005, contra o aumento das passagens de ônibus,decretado pela antiga EMTU na calada da noite, logo de pronto receberam a adesão dos universitários e de vários seguimentos organizados da sociedade até que a luta conseguiram mesmo que posteriormente uma redução da tarifa.

Muitos momentos marcantes foram vividos pelos estudantes secundaristas pernambucanos sob o comando da UESPE. Como foi o caso das várias "ocupações" na delegacia do MEC no estado para reivindicar soluções imediatas contra o descaso com o ensino público. Essas ocupações foram tão constantes e tão ousadas que, em vez de resolver os problemas apresentados, pasmem,retiraram a delegacia do MEC de Pernnambuco.
Merece destacar especialmente as Jornadas de Lutas, que vêm ocorrendo todos os anos com as seguintes denominações e datas: Semana Edson Luiz,que se encerra com uma passeata todo dia 28 de março(data em que foi assassinado pela Ditadura o jovem secundarista no calabouço no Rio de Janeiro em 1968.). Maio e Agosto Rebelde com mobilizações e atos públicos que se encerram no dia 11 de agosto,dia do estudante.