"Lutar contra a aids, é lutar por um mundo melhor"






No dia 07 de agosto a UESPE participou do I Seminário de saúde e prevenção nas escolas o debate ocorreu no auditório do SINTEPE. O projeto tem o intuito de levar para dentro do espaço escolar a discussão da importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, baseada na lei 15.356, de 4 de julho de 2014. Ao decorrer do debate, A UESPE deu uma entrevista onde denunciou a violação dos direitos humanos no Brasil, esse ano por exemplo foi cortado mais de 15% do orçamento da saúde, entendendo que o governo vem cortando só esse ano 70% do orçamento das áreas sociais e que precisamos dar uma resposta a tudo isso. Um dos temas abordados foi, o da transmissão do HIV/AIDS.
A aids surgiu na década de 80 e segundo os últimos dados de 2012 a aids pode chegar a 35 milhões de brasileiros até 2030.Sendo Pernambuco um dos estados que mais tem registros de casos de jovens com Aids, a epidemia tem se encontrado registrado com maior números entre os jovens, as estatísticas de Pernambuco nas 3 cidades metropolitana são: Recife 8.027 casos  considerado  como a cidade com mais casos, Jaboatão 2.512 e Olinda 1.599, já no interior Caruaru chegou à 1.071 e Garanhuns 383 casos registrados. No sertão do estado Petrolina chegou à 367 casos. E o índice de pessoas que não usam camisinha no Brasil tem crescido muito, entre os países que mais usam camisinha cuba chegou a atingir o primeiro país que a população mais usam camisinha (75% da população usam camisinha).

            Neste sentindo a UESPE sente a necessidade de levar para o espaço escolar essa discussão, entendo a importância de conscientizar a juventude brasileira na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.  "Lutar contra a aids, é lutar por um mundo melhor"




Nenhum comentário: