REDUÇÃO NÃO É SOLUÇÃO



Um dos assuntos que estão em volga no momento é a questão da redução da maioridade penal. Acreditamos que a redução não é  a solução, nenhum país  que reduziu a maioridade penal, reduziu a violência.  
No Brasil, os jovens em sua maioria negros e de periferia já são julgados e responsabilizados pelos crimes  a partir dos 12 anos de idade , inclusive com internação, como define o estatuto da criança  e do adolescente.  Os adolescentes são responsáveis por menos de um por cento dos crimes contra a vida cometidos no Brasil. No entanto a juventude é vítima de trinta e seis por cento dos casos de homicídio muitas vezes praticadas pela própria polícia militar. 
Nós somos contra a redução e temos a solução para acabar com isso. Que tal o governo investir pesado na prevenção da criminalidade,  como escolas de tempo integral ,atividade de lazer e cultura?!  Quanto mais políticas públicas, menores serão  as chances desses jovens ser recrutados pelo mundo das drogas e pelo crime organizado. A falta de políticas  produzem efeitos contrários ao desejado.  Os jovens procuram trabalho no comércio e não conseguem, procuram também vaga nas escolas ou num curso profissionalizante e não conseguem e na boca do fumo vai se incluindo. Quando o estado excluí, o crime incluí. 
 No final das contas, suspeito que o governo quer tirar sua responsabilidade com a juventude, acredito que acham mais fácil culpa-los de jovens infratores do que proporcionar à juventude educação, cultura e esporte. Não a redução, já sabemos a solução.. queremos cultura, esporte e educação de qualidade.

Um comentário:

Unknown disse...

Sem choro meu povo. Não serão presos todos os jovens de 16 anos e sim apenas aqueles que cometerem algum crime. Então se você é uma pessoa de bem não tem com o quê se preocupar. Agora se você é infrator da lei ai tem muito a se preocupar!!!