Alunos de Exu-PE apoiam greve dos professores‏


Alunos da Cidade de Exu-PE apoiam greve dos professores que começou nesta segunda-feira (13), onde os professores lutam pelo o cumprimento da Lei do Piso Salarial, que garante o reajuste de 13,01%.



No projeto 79/2015, aprovado pelos deputados estaduais, o reajuste de 13,01% foi dado apenas aos professores com nível médio. O profissional com licenciatura plena e 10 anos de serviço recebeu 0,89% de aumento. “Não aceitamos a forma como o reajuste foi dado à categoria e vamos continuar mobilizados”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE), Fernando Melo. Segundo ele, o projeto aprovado na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE) deixa 45.750 professores fora de qualquer reajuste salarial.



O governo informou que não vai negociar com os professores até que a paralisação seja suspensa. “Mesmo antes da primeira negociação, o SINTEPE, em atitude inusitada, já havia decretado estado de greve e paralisações, o que não alterou o propósito do governo de continuar dialogando. Após a terceira negociação, o SINTEPE rompeu o diálogo e decretou greve, por tempo indeterminado, prejudicando o ano letivo dos alunos da rede pública”, respondeu a assessoria da administração estadual, por nota.

O levantamento realizado nesta quarta-feira (15), pela Secretaria Estadual de Educação, nas escolas da Rede apontou que 49% (517 escolas) não paralisaram as atividades, enquanto 37% (385 unidades) paralisaram parcialmente e 14% (143 escolas) aderiram totalmente à paralisação.  Os números são referentes às aulas do turno da manhã.


Em virtude do grande percentual de escolas em funcionamento, a Secretaria de Educação solicita aos pais ou aos responsáveis que encaminhem os estudantes para as escolas.

Alunos e Professores da Cidade de Exu-Pe convida toda a sociedade para uma ato público que acontecerá nesta sexta-feira (17) na praça Luiz Gonzaga a partir das 8 horas da manhã.

Nenhum comentário: