Pelo Direito à Memória, à Verdade e Justiça


Após 25 anos do fim da Ditadura Militar em nosso país, centenas de corpos de revolucionários brasileiros assassinados e torturados pelo fascismo continuam desaparecidos.
Há um ano, em 23 de agosto de 2011, foi criado o Comitê Memória, Verdade e Justiça de Pernambuco, formado por diversas entidades da sociedade civil e militantes históricos. Já em 16 de maio deste ano, foi empossada a Comissão Nacional da Verdade, criada pela Lei 12.258/2011, de autoria da presidente da República Dilma Rousseff.
Outra vitória importante ocorreu no dia 14 de agosto. Pela primeira vez, um oficial do Exército da Ditadura Militar, que matou e torturou durante os anos de chumbo, foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
O coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, que já havia sido condenado em primeira instância, em 2008, teve seu recurso negado pelo Tribunal paulista. Em uma decisão unânime, os desembargadores responsáveis pelo processo movido contra ele reiteraram: Ustra é um torturador.
Agora é  preciso que a Comissão Nacional esclareça e investigue como morreram e quem são os assassinos de Manoel Aleixo, Amaro Luiz Carvalho, Carlos Marighella, Manoel Lisboa, Odijas, Honestino, Stuart, José, Paulo, Joaquim, Wladimir, Jonas, Maria, Sônia, Soledad, Ana, Anatália, Iara, Íris, Ieda, Marilena... Esses crimes não podem ficar impunes.
Exigimos o fim da impunidade!
Punição aos torturadores e assassinos da Ditadura!

Veja vídeos sobre o tema:
1. http://www.youtube.com/watch?v=iZ0MbrzMEzY&feature=player_embedded
2. http://www.youtube.com/watch?v=DvGbVe4OOgg

Nenhum comentário: