Democracia por inteiro e não pela metade!


A eleição direta para diretores (as) das escolas públicas é Lei desde 2001 (DECRETO N° 23.583, DE 10 DE SETEMBRO DE 2001). A lei define que as eleições devem ocorrer a cada três  anos e devem ser feitas de forma que toda a comunidade escolar (estudantes, professores, funcionários e pais) se envolvam e participem democraticamente.
Infelizmente, essa lei vem sendo desrespeitada nas escolas da rede estadual em Pernambuco. A última eleição para diretor foi realizada no ano de 2005. Neste ano o processo de eleição passará por mudanças nada democráticas. O novo formato determina que a votação será realizada pela comunidade escolar apenas em caráter consultivo. Em seguida, os nomes dos três candidatos ao cargo mais votados serão encaminhados para o Governador, cabendo a ele decidir quem será o novo diretor da nossa escola. É a chamada LISTA TRÍPLICE.
Por que cassar o direito dos estudantes, p5rofessores e funcionários escolherem a melhor pessoa para ser diretor da escola?
Este tipo de eleição indireta é uma maneira de reduzir a democracia e a autonomia da comunidade escolar de decidir qual o melhor gestor para administrar a nossa escola. Essa medida está na contramão do momento político atual do país, onde a sociedade reivindica o aprofundamento da democracia e não a sua redução. A lista tríplice fere o princípio de gestão democrática e se choca com outro importante princípio pedagógico da escola moderna de formar na prática cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres.
Também, embora a Lei Federal nº 7.398/85 garante o direito de organizar grêmios nas escolas, muitos diretores não respeitam e reprimem nossa liberdade de organização.  O Grêmio Estudantil é um importante instrumento da  luta dos estudantes  é através dele que podemos nos organizar e defender os nossos direitos.
A UESPE junto com as entidades municipais reivindica a imediata alteração desta medida e que se restabeleça a prática da Eleição Direta de Verdade! A eleição direta para diretor  é uma conquista nossa! Não vamos deixar que ninguém tire este nosso direito já conquistado!

Nenhum comentário: