A universidade deve ser do povo e não das elites



Por falta de vagas, apenas 14% dos jovens entre 18 e 24 anos têm acesso a um curso superior, menor índice de toda América do Sul. Parar completar, cerca de 70% das matrículas acontecem nas instituições de ensino privado, que cobram altas mensalidades e oferecem, em geral, uma educação de baixa qualidade, desvinculando ensino, pesquisa, extensão e a realidade da nossa região.
Ao longo dos últimos anos, tem crescido as mobilizações pelo livre acesso à universidade e pelo fim do famigerado vestibular. Em consequência, algumas vitórias foram obtidas. No dia 8 de agosto deste ano foi aprovado no Senado, a Lei das cotas nas universidades federais. De acordo com a nova legislação, 50% das vagas disponíveis nestas instituições serão reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas e de baixa renda. Ainda dentro dessa porcentagem, uma fatia será destinada a negros, indígenas e pardos, de acordo com a proporção existente em cada estado com base nos índices do IBGE. O projeto prevê a implantação gradativa das cotas, que chegarão a 25% em 2013 e 50% em 2016.
Embora seja uma conquista importante no sentido de diminuir as grandes injustiças na nossa sociedade, permitindo a entrada na universidade pública de estudantes oriundos das camadas mais pobres da sociedade, as cotas estão longe de garantir que a maior parcela da juventude tenha acesso à educação superior no Brasil.   De fato, dos cerca de 6 milhões de inscritos no ENEM 2013, apenas 300 mil ingressarão nas instituições públicas por falta de vagas!
Educação é um direito de todos. Precisamos garantir a universalização do acesso ao ensino em todos os níveis, inclusive superior! A educação não deve ser regulada pelo mercado como se fosse uma mercadoria e excluindo milhões de jovens, como acontece hoje no Brasil.
Basta de injustiças, vamos nos organizar, vamos unir as nossas forças e mobilizar em nossa cidade, bairro e escola a  luta pela democratização da educação já, pelo fim do vestibular e por uma universidade popular!

Nenhum comentário: