Lançamento do COMITÊ MEMÓRIA VERDADE E JUSTIÇA EM PERNAMBUCO será dia 23 de Agosto


Por todo o país ficou marcado na sua história por milhares de ações como torturas, assassinatos, exilios e centenas de outras atrocidades cometidas pela ditadura militar no nosso país e por incrível que pareça ainda niguém foi julgado e punido por nenhum crime. 
A continuidade da luta pela memória, verdade e justiça, levou a 11º Conferência Nacional de Direitos Humanos (2008), a aprovar uma série de resoluções que vão dar corpo ao PNDH3 – Programa Nacional de Direitos Humanos. Este programa coloca em pauta a discussão pelo direito à memória e a verdade. Espera-se que o Projeto de Lei 7376/2010 que cria a Comissão Nacional da Verdade seja aprovado contemplando as reivindicações dos familiares dos mortos e desaparecidos, dos ex-presos políticos e ex-exilados que são:
·         uma Comissão da Verdade soberana, independente, que dure o tempo necessário ao alcance os objetivos, visto que os dois anos previstos não são suficientes;
· o cumprimento da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre a Guerrilha do Araguaia;
· a abertura dos arquivos secretos;
· a defesa da memoria dos lutadores e lutadoras da resistência à ditadura militar;
a apuração das circunstâncias e responsabilidades pelas torturas, assassinatos e desaparecimentos forçados.

       A UESPE está participando do COMITÊ MEMÓRIA VERDADE E JUSTIÇA DE PERNAMBUCO, onde convocamos os grupos organizados, personalidades, partidos políticos, intelectuais, estudantes, instituições, cidadãos e cidadãs que queiram trilhar de braços dados com a nossa luta em busca da democracia, da justiça e antes de tudo da verdade para que a história não se repita.

         Será Lançado no dia 23 de Agosto aparti das 9h o COMITÊ MEMÓRIA VERDADE E JUSTIÇA DE PERNAMBUCO   no Auditório do Centro Cultural Rossini Alves Couto do Ministério Público de Pernambuco -  Rua Suassuna esquina com a Gervásio Pires


“Não se detém os processos sociais
nem com o crime nem com a força.
A História é nossa e são os povos que a fazem”
Salvador Allende

Nenhum comentário: