Estudantes debatem a "Educação Pública no século XXI" no Seminário da ARES!


Fundada em 1954, a Associação Recifense dos Estudantes Secundaristas (ARES), sempre teve como característica principal a luta em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Um dos marcos históricos da entidade foi a participação ativa na luta contra a ditadura militar, quando a Ares chegou a perder em combate, um dos seus principais diretores, hoje patrono do Grêmio do Ginásio Pernambucano, Jonas José de Albuquerque, que entregou a sua vida em defesa da libertação dos trabalhadores e da juventude brasileira.
Vendo a situação precária da educação em nossa cidade, e a necessidade urgente de discussão sobre as novas formas de luta, a ARES realizou nos dias 1 e 2 de junho seu I Seminário de Educação com o tema: “Educação Pública no Século XXI”, no auditório da escola Sizenando Silveira (IEP – Santo Amaro), das 8h às 17h, onde foram promovidos importantes debates com personalidades como o professor Waldomiro Cavalcanti, da UFPB e Edival Nunes Cajá, ex-preso político e presidente do Centro Cultural Manoel Lisboa; além das presenças importantíssimas de Thays Santos, presidente da UESPE; Amélia Barroso, vice-PE da UBES pela tese Rebele-se; Thiago Santos – estudante de Ciências Sociais da UFPE e do Movimento Universitário “A Correnteza”; Camilo Maia, da “Banda Subversivos” e da União de Bandas Alternativas – UBA; a secretária executiva de educação, professora Aida Monteiro, e a secretária de educação municipal, professora Maria Luíza, que representaram o governo e ouviram as reivindicações expressadas em palavras e cartazes dos estudantes presentes no seminário.
Para finalizar, os estudantes provaram que entre nós existe muita cultura. Apresentou-se no seminário um grupo popular de dança afro. Mostrando a resistência e valorização da cultura popular.
Como proposta, graças ao sucesso do Seminário, os estudantes aprovaram a realização do II Seminário para o próximo ano! Junte-se a nós! Participe!

Nenhum comentário: