Na Região Metropolitana a LUTA NÃO PÁRA!

Recife:

A Associação Recifense dos Estudantes Secundaristas, nossa combativa Ares, realizou seu I Seminário de Educação. Dezenas de estudantes lotaram o auditório da Escola Sizenando Silveira para discutir a situação da educação pública na nossa capital, deixando sem respostas a secretária de educação do Município, que participou da mesa de abertura juntamente com a secretária executiva de educação do Estado, a professora Aida Monteiro; participou da mesa de abertura também o grêmio da escola, a Vice-PE da UBES, a UESPE, o Centro Cultural Manoel Lisboa, o Sindicato dos professores de Recife, além dos palestrantes que animaram a moçada, a exemplo do debate com o vocalista da banda Subversivo, Camilo Maia, que palestrou sobre cultura! Fruto dos debates e de toda a animação dos estudantes foi a aprovação, no final dos debates, da realização anual de um Seminário da ARES!
E foi saindo com todo gás e empolgação do Seminário Municipal que não faltaram propostas de dar continuidade à luta e homenagear nossos heróis! Como aconteceu no Ginásio Pernambucano, onde os estudantes prestaram uma homenagem ao patrono do Grêmio, o estudante que foi o primeiro a ser assassinado pela ditadura militar fascista do Brasil, Jonas José de Albuquerque Barros. O Grêmio recebeu um quadro com a imagem do Jonas, além da afixação de uma placa na sala da entidade e presenteou com uma carteirinha simbólica de presidente de honra a Jonas, através de sua irmã, Marisa e outra a Edival Nunes Cajá, que estava presente na cerimônia e foi quem, na década de 70, propôs em votação o nome do grêmio!



Jaboatão:

No dia 30 de maio deste ano, foi realizada a eleição para nova gestão do Grêmio Livre Estudantil da Escola Bernardo Vieira. Com muita disposição de lutar e redirecionar o nosso Grêmio para o caminho da luta é que foi montada a chapa “Rebele-se”, a qual, com muita garra, entrou pra disputa buscando gerar novas forças na nossa escola e descobrir novos e dispostos representantes para uma diretoria comprometida com a luta em defesa do movimento estudantil.
E a voz e vontade da maioria dos estudantes foi vitoriosa quando, com maioria de votos (526 votos) ganhou a chapa “Rebele-se” que disputava com a chapa 02, “Saudações a quem tem coragem” (434 votos).
Agora é partir pra luta! Com nova diretoria eleita, o nosso Grêmio já está mostrando pra que veio! O apoio à greve dos professores da rede municipal de Jaboatão e do Estado de Pernambuco, além da participação no 10º CONEG da UBES são apenas algumas das demonstrações dadas pela gestão “Rebele-se” de que a nossa consciência é de obtermos, através da luta, uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos e em todos os níveis. Agora o momento é de sacudir a nossa escola! Grêmio combativo é grêmio de luta!



São Lourenço e Camaragibe:

Com o apoio da Associação Camaragibense dos estudantes Secundaristas, a ACES, São Lourenço agora tem entidade municipal! Há algum tempo os estudantes clamavam pela organização de sua luta através de sua entidade estudantil, e foi com o apoio da UESPE e da ACES que nasceu a USES. Desde a participação dos estudantes do CODAI no II ENOET, que a proximidade com a entidade estadual dos estudantes tem crescido e amadurecido cada dia mais, conseqüência disso foi a fundação de mais uma entidade combativa e de luta do Movimento Estudantil Pernambucano! E a USES já está na luta! Participação no CONEG e nas atividades da UESPE, além da campanha de formação de grêmios são só algumas das suas atividades, agora com a organização do Congresso da UBES, muita luta ainda está por vir!



Olinda:

Em Olinda a luta continua!
Após a participação com o apoio da entidade estudantil do município de Olinda na greve dos professores municipais, a UESO, seguindo a orientação da UESPE e aprovação das demais entidades municipais de alavancar o nosso trabalho através dos grêmios estudantis, segue firme na campanha de formação desta que é a entidade máxima de representação dos estudantes nas escolas e que foi conquistada com muita luta do Movimento Estudantil brasileiro, o Grêmio Livre! Agora, o Áurea de Moura e o Gregório Bezerra já têm grêmio e a luta continua! A campanha cresce e a UESO se fortalece! Viva a organização dos estudantes secundaristas de Olinda!

Nenhum comentário: