Em Gravatá os estudantes realizam grande congresso municipal em clima de muito debate e cultura

No último dia 23 de agosto os estudantes de Gravatá organizados pela UESPE realizaram o grandioso congresso da Associação dos Estudantes Secundaristas de Gravatá no pátio da escola de Referencia em Ensino Médio Devaldo Borges, reunindo mais de 150 estudantes. Vale destacar a participação massiva da EREM – Devaldo Borges,  Arão Lins,  Cleto Campelo, além da Escola Gravatá, entre outras. O diretor da UESPE, Gleison Rodrigues, destacou o papel da juventude nas mobilizações do Brasil e da importância de termos uma educação publica de qualidade, onde os estudantes presentes puderam expor suas opiniões acerca dos desafios da juventude e da educação de Gravatá, além dos desafios diários dentro das escolas. Para o gestor Nadjaelson da EREM Devaldo Borges " Fico com o coração cheio de alegria e emoção ao ver os jovens se organizando e lutando por seus direitos. Lembro-me da Época em que fiz parte da AESG’’ destacou. Na plenária final foi eleito o estudante Alison Vinicius como o novo presidente da Associação dos Estudantes Secundaristas de AESG e após sua fala de agradecimento aos presentes, as atrações culturais ficaram por conta do grupo N’Golo Capoeiria e do cantor Barbosa.

Diretoria da Associação dos Estudantes Secundaristas de Gravatá

Em Arcoverde os estudantes realizam grande congresso municipal em clima de muito debate

No último dia 23 de agosto os estudantes de Arcoverde organizados pela UESPE realizaram grandioso congresso da União dos Estudantes Secundaristas de Arcoverde no auditório do Centro de Ensino de Jovens e Adultos (CEJA) reunindo mais de 100 estudantes. Vale destacar a participação massiva da EREM - Arcoverde, além da EREM Viturino Freire, entre outras.
O diretor da UESPE, Evandro José, destacou o papel da juventude e os desafios da educação no século XXI onde os estudantes presentes puderam expor suas opiniões acerca dos desafios da juventude de Arcoverde além dos desafios diários dentro das escolas. Para o estudante Edriel, da EREM - Viturino Freire " É preciso que os estudantes ao concluir o ensino médio tenha a certeza que ingressara na universidade ou no mercado de trabalho" destacou. 
Na plenária final foi eleita a estudante Vanyelle Mariano como a nova presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Arcoverde (UESA).



Nova diretoria da União dos Estudantes Secundaristas de Arcoverde

Estudantes de Surubim realizam vitorioso congresso municipal

Os estudantes de Surubim realizaram na Escola técnica Estadual Antônio Arruda de Farias, localizada no agreste setentrional do estado um grande congresso municipal onde se fizeram presentes Angelo Muccio diretor da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UESPE), João Paulo, Diretor da Federação Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas (FENET), além dos representantes dos grêmios livres estudantis da cidade.
João Paulo, diretor da FENET, destacou a importância do movimento estudantil e o papel que eles devem cumprir na sociedade. Angelo Muccio, diretor da UESPE elogiou a presença dos estudantes e destacou: "Esse congresso é mais um passo para se construir um movimento estudantil forte e combativo". 
Durante o congresso foram feitas várias colocações dos estudantes exigindo mais melhorias nas estruturas das escolas além da falta de investimentos nos laboratórios.
Na plenária final, foi eleita por unanimidade dos presentes a estudante Mariana Lima como nova presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Surubim. 






Estudantes de Cachoeirinha realizam novo congresso e elege nova diretoria da entidade municipal


Durante os dias 06 e 07 de agosto a escola Corsina Braga localizada na cidade de Cachoeirinha no Agreste do estado vivenciou o lV Congresso da União dos Estudantes Secundaristas de Cachoeirinha (UESCA) que é o mais profundo fórum deliberativo da entidade.
Durante o congresso os estudantes puderam participar de vários grupos de debates, entre eles, drogas, livre acesso a universidade e cultura. Durante os debates várias resoluções foram aprovadas e apresentadas na plenária final do congresso.
A estudante Gabriela Lopes, foi eleita por unanimidade por todos os presentes. Em seu discurso de agradecimento, a jovem diz que “Se o futuro de amanhã esta nas mãos da juventude de hoje, então, acreditamos que um mundo novo sem injustiça é possível”.





PM nas escolas? Mas estudante não é bandido!

No dia 26 de julho, foi publicada no Diário Oficial de Pernambuco, a portaria conjunta da Secretaria de Defesa Social e da Secretaria de Educação do governo do estado que determina a intervenção da Polícia Militar (PM) dentro das escolas estaduais de ensino médio. As escolas que possuírem mais de mil estudantes serão vigiadas por um turno e as que possuírem quantidade maior de estudantes por dois turnos. Os PM’s atuarão armados e com fardamento completo, preparados para ações de combate. Além disso, estarão disponíveis três viaturas, cada uma com dois policiais.
PM nas escolasApós uma onda de protestos, em que os estudantes tiveram uma grande participação, a postura do governador Eduardo Campos através de suas secretarias vai contra as vontades democráticas do povo pernambucano. Em um momento em que se debate a desmilitarização da polícia o governo do estado de Pernambuco põe PM’s armados em escolas. A presença do exército nas escolas traz de volta o espírito de que vivemos em um estado militarizado, onde as normas e a moral do exército é que devem ser seguidas pelos cidadãos. O pior, é que esta medida vai de encontro aos estudos mais avançados da construção pedagógica do ambiente escolar – que deve ser um ambiente educativo e não repressivo. Este tipo de atitude do governo atrasa o processo de democratização do país. Para quem não lembra o Brasil é um país que ainda está na transição da ordem ditatorial para a democracia, justamente por que possuímos resquícios da ditadura militar de 64 na estrutura estatal; isso inclui leis que não foram modificadas, arquivos não revelados do período militar e também a existência de uma polícia militarizada. Ano passado a Organização das Nações Unidas orientou o governo brasileiro a extinguir a polícia militar, por esta ser um perigo a garantia dos direitos humanos.
Segundo o professor de Direito Penal da UFMG, Dr Túlio Vianna “O treinamento da PM é absolutamente violento. Ele é feito para ser violento. (…) É claro que quando se dá um treinamento onde o próprio policial é violentado, como vou exigir que esse indivíduo não violente os direitos de um suspeito? (…) O policial aprende que o valor máximo não é o respeito aos direitos, à lei, e sim a hierarquia, a obediência. ‘Manda quem pode, obedece quem tem juízo’, é isso que ele aprende sempre”, completou. É isso que queremos para os nossos filhos? Que não respeitem mais os valores e apenas as armas? Questionemos, antes que seja tarde de mais.

Em Ouricuri/PE estudantes reativam entidade municipal e elege nova diretoria em clima de muita animação


No dia 08 de agosto na capital do sertão do Araripe, especificamente na cidade de Ouricuri/PE na EREM – São Sebastião os estudantes realizaram em clima de muita animação o congresso municipal da União dos Estudantes Secundaristas de Ouricuri (UESO). O diretor da UESPE, Evandro José, dirigiu os trabalhos do congresso e ressaltou a necessidade da organização dos estudantes, fazendo uma avaliação das manifestações ocorridas no mês de junho, tendo como resultado as revogações em vários estados das passagens de ônibus. Além da importância do movimento estudantil, como forma de organização dos estudantes.

Para Priscila Santos, presidenta do grêmio estudantil da EREM – São Sebastião, “a UESO contribuirá para fortalecer os grêmios existentes além de contribuir para defender e conquistar diretos”.

Na oportunidade se fizeram presente os estudantes da Escola Nª. Srª. de Fátima, IF – Sertão – Campus Ouricuri, EREM Fernando Bezerra, EREM São Sebastião, entre outras.

Na plenária final, os estudantes elegeram Jonatan Lopes, estudante do IF – Sertão, como novo presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Ouricuri.
 
 


Nova diretoria da União dos Estudantes Secundaristas de Ouricuri