APRENDA A FORMAR O GRÊMIO

 O que é Grêmio Estudantil?

O Grêmio Estudantil é a representação dos estudantes dentro e fora da escola. Ele é uma entidade,amparada por uma lei federal, que tem uma diretoria que é eleita pelos próprios estudantes e toma decisões democraticamente através de reuniões, assembléias e conselhos.
São sócios do grêmio todos os estudantes da escola.

Para que serve o Grêmio Estudantil?

O Grêmio estudantil serve para defender todos os direitos dos estudantes. Seja o direito á uma escola de qualidade,ao uniforme, ao passe estudantil ou á meia-entrada cultural, em tudo que for necessário para representar e lutar pelos direitos dos estudantes lá deve estar o grêmio.

A força do Grêmio está na participação dos estudantes.Quanto mais estudantes participarem do Grêmio e de suas atividades mais,coisas ele será capaz de conquistar. É por isso que o Grêmio deve realizar também diversas atividades de integração dos esttudantes, como festas,campeonatos, cine-clubes,teatros, saraus, festivais de bandas, festivais de hip-hop, clubes de xadrez, olimpíadas, enfim, tudo aquilo que a galera gosta e precisa para ter uma formação social o Grêmio deve realizar.

Do que precisamos para montar um Grêmio?

  • Primeira Passo:
O pessoal da escoola precisa saber o que o Grêmio está sendo organizado.Não existe essa de grêmio clandestino, que apenas um grupinho sabe da existência. Então, vamos formar uma comissão pró-grêmio com todo mundo que quer ajudar o grêmio a nascer. Essa comissão vai passar em salas de aulas,fazer cartazes, panfletos e todo tipo de divulgação que for necessária, para explicar pra escola toda o que é o grêmio estudantil e para que serve.

IMPORTANTE: 

A comissão pró-grêmio deve procurar a direção da escola e informar que está preparando a formação da representação estudantil. Combinar com a direção um plano de divulgação sempre explicando que o Grêmio é amparado por uma lei federal Clique e conheça a Lei nº7.398. e é uma entidade que tem autonomia e independência perante a direção da escola, a secretaria de educação, as gerências/diretorias de ensino...A regra é: Respeitar e ser Respeitado.

  • Segundo Passo:
Agora temos que convocar uma Assembléia Geral dos Estudantes. Nessa Assembléia,todo estudante tem o direito de falar e de votar. É nessa assembléia que a gente vai:
Marcar o dia e definir as regras básicas da eleição do grêmio.
Eleger a comissão eleitoral, que é o grupo de estudantes que não concorre nas eleições,mas apenas organiza as urnas, cédulas, inscrições de chapas...
Aprovar o estatuto básico do Grêmio. É importante chamar para  ajudar na Assémbleia um membro da UESPE ou de alguma entidade Municipal filiada á UESPE, para que exista uma pessoa que tenha experiência em conduzir uma reunião grande sem atrapalho.

IMPORTANTE:

Não é bom para o Grêmio ser uma entidade altamente burocrática.Claro que as atas da assémbleia, o estatuto e o regimento eleitoral devem todos estar organizados e certinhos,mas não faz sentido escrever um estatuto com um cem números de páginas e um regimento eleitoral cheio de artigos. É importante principalmente na primeira eleição, garantir regras básicas e, principalmente, a democracia e a ampla participação dos estudantes.
É bom lembrar que os estatutos e outras regras do grêmio sempre podem ser reformulados. 
  •  Terceiro Passo:
Agora vai acontecer a inscrição das chapas que querem concorrer á diretória do Grêmio. As chapas vão fazer sua inscrição junto a comissão eleitoral e vão começar a fazer campanhas, apresentando suas idéias e propostas para o Grêmio Estudantil. É  muito bom que a comissão eleitoral possa organizar um debate entre as chapas participantes, para que os estudantes possam comparar as idéias e proposta.


 IMPORTANTE:

Na fundação do grêmio é fundamental que  todo mundo tenha uma grande união.As chapas devem ser formadas a partir de idéias e não de uma disputa para aparecer mais, ou para saber quem é o mais popular. Participar da diretoria do Grêmio é muito legal, divertido e emocionante, mas também exige compromisso com todos os estudantes da escola.
  •  Quarto Passo:
No dia marcado pela  assembléia a comissão eleitoral vai organizar a eleição em urna. Todos os estudantes da escola poderão votar e o voto será secreto. Ao final da eleição, os votos são contados e a chapa que tiver obtido mais votos será eleita e empossada como a nova diretoria do Grêmio.   

Anexos:



Agora que está tudo organizado então,mãos a Obra!