Estudantes dos IFPE - Campus Caruaru realizam ato por mais segurança.


Na quinta-feira (06/04), estudantes, professores e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPE campus Caruaru, organizados pelo Grêmio Aliança Estudantil Democrática - ALED, realizaram uma manifestação  com o fechamento da avenida que da acesso ao campus, em  defesa de mais segurança, o ato durou cerca de duas horas e contou com a presença de vários estudantes.

O campus está situado numa área consideravelmente perigosa, e a algum tempo a precarização da segurança vêem prejudicando a vida da comunidade do IFPE, em especial os estudantes, que por sua vez necessitam usar transporte público, e correm o risco diariamente de serem assaltados, tendo em vista que o número de assalto na região aumentou. A falta de regularidade nos horários dos ônibus é outro fator prejudicial, pois não havendo horários definidos os estudantes ficam esperando, podendo demorar horas, oque aumenta o risco de assaltos.
A responsabilidade de garantir a segurança fora do instituto cabe exclusivamente a polícia (os seguranças que existem no campus nada podem fazer em acontecimentos fora da instituição) infelizmente a policia não vêem garantindo essa segurança, as rondas na localidade não são suficientes e acontecem com baixa frequência.


Com esse cenário de incerteza (se sai de casa e volta vivo ou não) o ALED organizou um protesto, pacifico e simbólico com fechamento e interrupção do trânsito da avenida que passa em frente ao IFPE, o protesto tinha como principal finalidade conseguir respostas e soluções para os problemas da comunidade. A Policia Militar apareceu com algum tempo de protesto e resolveu negociar, para que pudéssemos chegar a uma solução. Uma comissão foi selecionada ( entre ela professores, alunos e servidores) para dialogar com o capitão da p.m., a reunião foi deliberativa e encaminhou depois de alguns minutos de debates as seguintes medidas: Um carro da polícia fixo em frente ao campus, nos horários de picos (manhã, tarde e noite), um grupo específico de divulgamento de ocorridos ou casos suspeitos, um trailer da polícia fixo nas imediações e ainda a possibilidade juntamente com o campus da instalação de câmeras de monitoramento.

O Grêmio acredita que não ha luta perdida, e essa foi mais uma de suas conquistas, mostrando que com a organização dos estudantes podemos conquistar melhores condições de vida e uma educação cada vez melhor, mais amplas e inclusiva. Seguiremos em luta, na defensa dos nossos direitos, contra os retrocessos e por mais segurança!

Ronnie Kollontai 
Diretor do ALED, UESC, UESPE.

Um comentário:

André Lucena disse...

Qual a posição da UESPE com relação as ocupações que estão acontecendo, em todo pais principalmente no Paraná?