Em Petrolina, Estudantes barram aumento de passagem mais uma vez

No último dia 18 de agosto, a União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina (UESP) e a União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UESPE) barram junto com os estudantes mais uma vez o aumento abusivo de passagem em Petrolina, a proposta dos empresários apresentado pela Setranvasf era de R$2,84. A tarifa atual ainda é a mais cara do estado de Pernambuco, R$2,35.Saiba quem votou contra e a favor:CONCORDARAM COM O AUMENTO:·         Setranvasf
·         Sindicato dos Rodoviários
·         Sindicato dos Lojistas
 VOTARAM CONTRA O AUMENTO:·         Uespe
·         Federação das Associações do Município
·         EPTTC
·         Secretaria de Infraestrutura
·         Procuradoria do Município
             Para o diretor da UESPE, Rubem Severino: “O aumento de passagem proposto é abusivo e uma afronta aos estudantes e ao povo petrolinense”- argumentou.            Com espírito de muita energia, os estudantes conseguiram mais uma vez barrar o aumento abusivo da passagem. Agora é hora de conquistar o passe livre estudantil para todos os estudantes.




Em Carpina, AESC realiza seu 6º Congresso Municipal


No dia 19 de agosto no salão Paroquial foi realizado o 6º Congresso da Associação dos Estudantes Secundaristas do Capina (AESC), completando 18 anos de muita luta em defesa de um país democrático e por uma educação de qualidade.
O congresso foi realizado com grande entusiasmo tendo presente mais de 150 estudantes de de 7 escolas, sendo da rede municipal e estadual.
Na Mesa de abertura estavam presentes a Secretária de Juventude, Emanuela Lapa, a Secretária de Educação, Mônica Guerra e o Secretário Adjunto de Assistência Social, Eliton Lopes. João Paulo diretor de grêmios da FENET, Natália Freitas, Representado o Movimento Olga Benário -Manoel Pedro, Representando o Movimento Luta de Classes, Cledimilson Ulianov, diretor da UESPE, Juana Tayná, Representando o Grêmio da ETEMERB. E conduziram todo o processo de diálogo, Angelo Muccio, presidente da AESC.
Nessa tarde foi realizado 3 grupos de debates com os seguintes temas: O papel do movimento estudantil e o Grêmio,A Escola que queremos e A importância da atuação das mulheres no movimento estudantil.
Ao final do congresso foram aprovada as propostas apresentadas pelos grupos e foi eleita a nova diretoria da AESC tendo a frente o estudante Angelo Muccio, presidente.
z







Em Caruaru, UESC realiza seu 14ª Congresso Municipal

No dia 08 de Agosto ocorreu o 14º Congresso da União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru (UESC), na Escola Municipal Professor Machadinho contou com a participação de 300 estudantes de 15 escolas. Inclusive de estudantes da Escola Dom Vital, ocorreu variados debates e atrações culturais de escolas da cidade. Ao final foi aprovado as propostas e a moção de repúdio ao genocídio de Israel ao povo palestino. No final foi eleita a nova diretoria da Uesc na qual que tem como Presidente o estudante e Diretor do Grêmio Livre Estudantil Jonas José de Albuquerque, Feliipe Barros, da Escola Dom Vital.
O Congresso contou com a participação do Secretário Municipal de Educação; do presidente da UESPE, Davi Lira; e demais lideranças.








Em Recife, Diretoria do Grêmio Estudantil do IFPE toma posse


        Após as eleições ocorridas para o Grêmio Estudantil do IFPE  - Campus Recife, tendo a Chapa Nova Geração obtendo 52,20% dos votos, a Comissão Eleitoral da eleição realizou na manhã do dia 05 de agosto, a posse da nova diretoria do Grêmio Estudantil, tendo como presidente o estudante João Paulo Barros.
A posse contou com a presença do Diretor Geral do IFPE - Campus Recife, Valbérico Cardoso; a Reitora do IFPE, Cláudia Sansil; do presidente da UESPE; Davi Lira; além dos membros do conselho superior do IFPE.