14° CONGRESSO DA ARES ELEGE NOVA DIRETORIA.

       


































No dia 30 de maio de 2014 no IFPE foi realizado o 14º Congresso da Associação Recifense dos Estudantes Secundaristas (ARES), completando 60 anos de muita luta em defesa de um país democrático e por uma educação de qualidade.
O congresso foi realizado com grande entusiasmo tendo presente mais de 350 estudantes de de 20 escolas de todas as regiões de Recife, tendo representantes das redes municipais, estaduais e Federal.
Na Mesa de abertura estavam presentes o Diretor do IFPE campus Recife, Israel Representando a Secretária Estadual de Educação de Pernambuco, Deputado Estadual Aluísio Lessa representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco, João Paulo diretor de grêmios da FENET, Alexandre Ferreira tesoureiro da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), Representante do SINASEFE e membro do comando de greve do IFPE , a União dos Secundarista de Pernambuco (UESPE) - Davi Lira e  entre outros.
A tarde foi realizado 8 grupos de debates com os seguintes temas: O papel do movimento estudantil e o Grêmio, Acesso ao ensino superior, 
Copa pra quem? E 10% do PIB pra Educação, Acesso a Cultura e Esporte, Combate as opressões, A violência contra Mulher e a gravidez na adolescência, Drogas: a quem serve? e A situação das estruturas das escolas.
Ao final do congresso foram aprovada as propostas apresentadas pelos grupos e foi eleita a nova diretoria da ARES tendo a frente a estudante Andersa Karla.

Estudantes do IFPE-Campus Pesqueira Protestam pela construção do Bandejão e Alojamento.


                Na última terça feira, 13 de maio de 2014, estudantes do IFPE campus Pesqueira do nível médio,técnico e superior fizeram uma manifestação para reivindicar os anseios dos alunos,em especial o bandejão e alojamentos para alunos(Que em sua grande maioria são de outra  cidade).
                Ao som de tambores e gritando palavras de ordem os cerca de 100 estudantes elegeram uma comissão de 14 alunos,sendo 7 secundaristas e 7 universitários, para esclarecer as pautas da reunião para com a direção do Instituto.
                Vários dos alunos que estiveram na comissão participaram do último ENET da FENET,que os deixou   consciente  para lutar em defesa dos  seus direitos .Os organizadores do movimento avizam que querem se organizar melhor com os alunos,com um projeto de politização das massas e avisão que caso  as suas reivindicações não forem atentidas o bicho vai pegar.Contam com a ajuda do movimento estudantil dos outros campus junto com a FENET e a UESPE para consolidar esta luta que é de todos.

Por Héwerton Paes
,militante do movimento estudantil
e presidente do Grêmio Estudantil Miguel Arráes.


Estudantes ocupam a reitoria pelo Bandejão e conquistam compromisso de abertura do Bandejão

Estudantes do Instituto Federal de Pernambuco do Campus Recife, organizaram uma ocupação a reitoria do IF pela abertura do Bandejão. Aproximadamente 200 alunos no início da tarde da quarta-feira dia 30 de Abril com cartazes e muita animação, pediram a instalação de um restaurante estudantil na sede do IFPE Recife.
Fruto de muita pressão uma comissão dos estudantes foram atendidas pela Reitora Cláudia Sansi, para discutir as pautas de reivindicações. Após a comissão de estudantes expor a necessidade da abertura do Bandejão e que está é uma reivindicação antiga dos estudantes, a Reitora Cláudia se comprometeu em se empenhar para que o mais rápido possível seja aberto.
 Segundo João Paulo diretor da Federação Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas (FENET) “O campus Recife é o maior campus de IF do país, com 8 mil alunos. Em Pernambuco, o instituto conta com cerca de 25 mil estudantes e o maior campus não tem restaurante para os estudantes o que fica caracterizado uma vergonha”.
Toda está luta já vem tendo resultados, após a ocupação além da reitora se comprometer em caráter de urgência realizar abertura do Bandejão. A reitoria solicitou o nome de 5 estudantes para emitir uma portaria formando a comissão de estudantes que vão acompanhar o processo de abertura do Bandejão.

 Danilo Tenório do Movimento Nova Geração, movimento de estudantes do IF recife, fala sobre a ocupação “A ocupação demonstrou que quando o estudante se organiza e luta pelos seus direitos, conseguem conquistas, estamos a anos querendo o Bandejão, após a ocupação a reitoria disse que construiria em caráter de urgência” e disse mais “já foi uma grande vitória não só do Movimento Nova Geração, mas de todos os estudantes que participaram do ato. O IFPE-RECIFE a muito tempo precisa de um restaurante estudantil e agora demos passo neste sentido. Vamos continuar lutando não só pelo bandejão mas por todas as reivindicações dos estudantes do IFPE-Recife”.
 Fotos do protesto:










Estudantes protestam por segurança

Do JC Online

 / Foto: Milenna Gomes/especial para o JC Online

Foto: Milenna Gomes/especial para o JC Online


Preocupados com a falta de segurança no entorno da Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra, no bairro de Santo Amaro, estudantes do estabelecimento e ensino realizam protesto nesta terça-feira (15). Gritando palavras de ordem, os alunos interditaram a Avenida Cruz Cabugá, na área central do Recife. Segundo a Polícia Militar, cerca de 150 manifestantes ocupam os dois sentidos da via. 
A principal reivindicação é um posto policial que cubra a área, conhecida pela insegurança. De acordo com os estudantes, há relatos de assaltos e até tentativa de estupro no local. "Todo dia acontece alguma coisa, nós estamos com medo. Já aconteceu de os estudantes chegarem a escola sem os livros, porque até isso os assaltantes estão levando", contou Davi Lira, aluno da Soares Dutra e membro da União dos Estudantes de Pernambuco (Uespe).
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou que agentes e orientadores de tráfego estão no local dando suporte aos motoristas que sofrem com o congestionamento na avenida. A assessoria da companhia confirmou que o trânsito das faixas que seguem sentido Olinda-Centro da Cruz Cabugá está completamente parado.