No IF - Floresta, estudantes protestam por melhorias!

Na tarde de ontem, (16), alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão pernambucano do Campus Floresta, decretaram nova paralisação, no intuito de reivindicar uma educação de qualidade.






Reivindicações:

1º) Direito a uma merenda de qualidade ou o reembolso do mesmo em uma quantia mensal, no valor mínimo de R$ 5,00 diários, para todos, no intuito de suprir nossas necessidades.

(Art. 7º- Capitulo II do Direito a Educação e ao Ensino - o aluno da escola pública, matriculado na Educação Infantil, Ensino Fundamental, ensino Médio e educação Especial, tem direito a uma merenda diária na escola e material básico para a instrução.)

2º) Direito a aula prática:
- Aos alunos de informática, um laboratório equipado e de qualidade, para obtenção de aulas práticas.

- Aos alunos de Agropecuária: a entrega da fazenda em qualidade e com condições para ter aulas práticas.

(Art. 6º - Capitulo II do Direito a Educação e ao Ensino - O aluno tem direito à escola vinculada ao mundo do trabalho prática social.)

3º) Prezamos por uma quadra e uma piscina de qualidade, para a prática de aulas de Educação física, sem a necessidade de nos dirigir a uma instituição privada para a utilização de algo que não é nosso.

4º) A obtenção de uma melhor estrutura na instituição (salas, laboratórios, corredores), principalmente em época de chuva, os mesmos encontram-se com rachaduras e goteiras, enchendo as salas e corredores de água e impedindo uma aula e a passagem dos alunos.

Pedimos encarecidamente que a entrega seja feita, até o dia 05 de junho de 2014. E desde já, aguardamos posicionamento da equipe gestora com relação ao estado que se encontra o instituto.

(Capitulo VII, do artigo do Direito à Participação, Secretaria de educação e Esportes:

Art. 27 - O aluno tem direito à liberdade de reunião e a associação pacífica, sendo-lhe facilitada a participação agremiações e demais organizações estudantis.

(Art. 30 - O aluno tem direito a expressar livremente suas idéias.)


Pernambuco promete garantir uma das maiores delegação no ENET- 2014



Depois de muitos dias de espera e intenso processo de mobilização os estudantes pernambucanos, mobilizados pela União dos Estudantes Secundarista de Pernambuco em conjunto com a Federação na Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas-FENET, com muita combatividade e ousadia aguarda sua chegada. Cerca de mais de 200 estudantes do Cais ao Sertão, irão participar do evento, para reivindicarem um ensino técnico gratuito e de qualidade. Para garantir uma delegação consciente e politizada, foram realizadas plenárias de preparação com os estudantes dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco-IFPE, Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IF- Sertão e em dezenas de escolas técnicas estaduais. Participando desse processo cerca de 22 cidades.

            O presidente do Grêmio Estudantil do IFPE – Caruaru; Victor Lucas diz: “eu espero que seja debatido os temas da atualidade a Greve e a infraestrutura dos campi e  o investimento na assistência estudantil, pois meu campi ainda  não tem restaurante estudantil”.

No Sertão Pernambuco, Rayssa Rocha, presidente do Grêmio IF- Sertão- Campi- Ouricuri, fala: “nosso campi é sucateado existe obras não acabadas e falta qualidade, porque não adianta ter expansão sem qualidade”.

Em Recife, Lucas  Lima presidente do Grêmio Estudantil da Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra / ETEASD  diz que : “tudo o que for debatido nos esforçaremos para  colocar em prática,  uma das principais bandeira de luta é a restrição da meia da meia entrada, quero meu direto por inteiro”.  

Já o estudante Icaro Luan estudante da Escola Técnica Estadual Professor Agamemnom Magalhães – ETEPAM, diz: “Espero que os estudantes presentes façam as denúncias do governo, as cobranças do descaso com a educação pública do país e expressem a sua indignação, como diz o CHE: Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida.”.

            Portanto é com espirito de ousadia que os estudantes pernambucanos irão participar do ENET.  

Brasília nos aguarde estamos chegando!


10% do PIB para educação Já!
Quero meu direto por inteiro! Contra a Restrição da meia entrada!

Davi Lira – Presidente da UESPE
Contatos: (81)3231-6018

                 (81)9595-4051