25 anos de luta por uma educação pública gratuita e de qualidade!

Neste ano, a UESPE completa 25 anos de luta pela liberdade e pelos direitos dos estudantes. Lutamos por uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos os jovens.
Garantimos nesta última gestão de 2012 a 2014, a luta em defesa do direito dos estudantes se organizarem na sua escola, de eleger o Conselho de Representantes de Turma (CRT) e seu Grêmio em todas as escolas da rede municipal, estadual e particulares do Estado de Pernambuco. Foi uma gestão marcada pela greve dos estudantes defendendo a eleição direta para diretor nas Escolas de Referência no Ensino Médio, nas cidades da Região Metropolitana do Recife, do Agreste e do Sertão. A jornada de lutas pela meia passagem intermunicipal sensibilizou a todos, menos os gananciosos capitalistas donos das empresas de ônibus. Os protestos contra o aumento das passagens se desenvolveram ao ponto do mesmo ser barrado recentemente em Petrolina. Também realizamos várias passeatas levando a bandeira da reivindicação do Passe Livre nas grandes cidades do nosso estado.
A organização dos estudantes nos Grêmios e nas suas entidades municipais vem crescendo a cada dia, aumentando, assim, a nossa força. Foram realizados grandes congressos nestes últimos meses nas cidades de Caruaru, Petrolina, Recife, Jaboatão, Carpina, entre outras.
 A UESPE organizou em todo o estado uma grande bancada pernambucana para o maior Encontro de Escolas Técnicas do Brasil (ENET), realizado pela Federação Nacional dos Estudantes das escolas técnicas (FENET) em Brasília no IFB-Brasília, com cinco ônibus lotados somente com estudantes dos Institutos Federais da capital e do interior do nosso estado. O evento realizou-se entre os dias 18 e 21 de abril, e foi o maior encontro de escolas técnicas do Brasil, com a presença de 1.500 estudantes de 25 estados, representando 85 grêmios.
  Convocamos a todos para juntos fortalecermos os Grêmios em cada IF  e em cada escola de Pernambuco para juntos lutarmos por uma educação pública, gratuita e de qualidade! Por um ambiente de ensino sem violência, sem repressão, sem machismo, sem opressão, sem racismo, sem homofobia, sem drogas e que estimule as relações saudáveis entre alunos, professores e funcionários!

Nenhum comentário: