Reunião da Diretoria da UESPE aprova Jornada de Lutas para março


Reunião da Diretoria da UESPE 2013.
           Durante o dia 21 de Janeiro reuniu-se na capital a diretoria plena da UESPE, a primeira reunião da nova gestão eleita no ultimo congresso teve a participação de seus diretores de todas as regiões do estado, do sertão ao cais, a reunião foi marcada pela energia e combatividade da juventude pernambucana, o presidente da UESPE Davi Lira presidiu a mesa da reunião e fez o informe de conjuntura nacional.
           Na reunião foram traçadas as metas e o planejamento da  entidade para o ano de 2013, a presidente da UESP (União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina) Sammara Oliveira e também vice-presidente da UESPE destacou a importância de reuniões como essa, segundo ela a reunião serviu para fortalecer ainda mais a luta da juventude secundarista do estado por uma educação pública gratuita e de qualidade.
            A reunião aprovou a jornada de lutas Edson Luiz para o mês de março, as mobilizações estão marcadas para acontecer em todas as regiões do estado, uma das bandeiras da jornada será a meia passagem intermunicipal, “Vamos as ruas para garantir o direito a meia passagem intermunicipal!” declarou o presidente da UESPE ao fim da reunião, com o mesmo entusiasmo que foi aprovada a jornada de lutas a diretoria também aprovou uma campanha de formação de grêmios com o tema “Em Cada Escola um Grêmio, em Cada Grêmio Lutas!”.

Ousar Lutar, Ousar Vencer!

Meia Passagem Inter Municipal, JÁ!
10% do PIB para educação, JÁ!
Livre Acesso a Universidade!
Eleições Diretas Para Diretas para Diretor!



Todos contra o aumento!

Convidamos a todos a participar da passeata nacional contra o aumento das passagens .
Vamos juntos barra esse aumento.
Auditoria nas contas das empresas já!
Qualidade no transporte público!
Estatização já !
Passe livre para estudantes e desempregados!

Local? UFPE/CCSA
18/01/12 ás 14h 

UESC Realiza Ato Contra o Aumento das Passagens em Caruaru


Hoje por volta das 9:00 iniciou-se uma manifestação no marco zero de Caruaru, dezenas de estudantes organizados pela UESC e diversos sindicatos do município estiveram presentes no ato que visa barrar o aumento proposto pelos empresários de Caruaru, que caso aprovado as passagens podem chegar a custar R$ 2,25, a passagem hoje custa R$ 1,80, o que já é um preço abusivo tendo em vista o sucateamento da frota e a insuficiência da mesma.
                O protesto que contou com cerca de 80 participantes de diversas entidades da cidade foi marcado por muita combatividade e disposição do povo caruaruense para impedir que esse aumento aconteça, a população que passava pelo local apoiou o ato e demonstrou estar indignada com mais esse aumento, ainda foram recolhidas mais de 1,000 assinaturas de abaixo assinado contra o aumento.
                Devido a proposta do aumento, foi criado o comitê de mobilização. Esse comitê visa barrar o aumento e argumentar sobre os motivos que esse novo valor não deve ser cobrado. Como primeiro passo, está sendo divulgada uma carta aberta “contra o aumento da passagem”.
               
Comitê Contra o Aumento de Passagem

Estudantes fazem protesto o 1º dia útil do aumento


       Estudantes e a população da região Metropolitana do Recife fizeram uma caminhada no centro do Recife na manhã desta segunda-feira (7) contra o aumento de passagens, anunciado na sexta (4). A concentração foi na Rua do Hospício(antigo prédio do GP), de onde saíram até o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na Rua do Imperador.
      A procuradora em exercício do MPPE, Laís Teixeira, recebeu uma comissão de estudantes, onde foi entregue um documento com o pedido para que o aumento das passagens seja revogado .Uma das principais reivindicações deste documento é a regularidade no Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que decide o aumento que está irregular. Pois a representação do movimento estudantis,. Não existe a cerca de cinco anos, quem seria o conselheiro não é sequer estudante mais.
      Durante o percurso, a Avenida Conde da Boa Vista chegou a ser fechada nos dois sentidos, durante cerca de 30 minutos. Os estudantes pautavam ainda, queremos que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) peça uma auditoria das contas das empresas de transporte público. Alegam que estão tendo prejuízo e por isso precisam de aumento, cadê a prova do prejuízo? Para onde estão indo os milhões de reais que pagamos todos os anos em passagem? Queremos as provas!
      Sabemos que o aumento foi calculado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerando gastos das famílias brasileiras no último ano, mas esqueceram de fala do aumento do tomate 39%, trigo 40% e do feijão 60%. Enquanto isso o salario do trabalhador aumentou só 9%.
Portanto durante essa semana acontecerá vários atos contra esse assalto ao nosso bolso,participe.
O POVO NÃO E BOBO! AUMENTO DE PASSAGEM E ROUBO!



Estudantes tomam as ruas contra o aumento de passagem e por qualidade no transporte coletivo

Veja a cobertura da imprensa da Mobilização do
dia 07 contra o aumento de passagem











         A União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco realizou nesta tarde do dia 06 de janeiro na sua sede que fica localizada na Rua do Sossego, n°342, Bairro Boa Vista, uma reunião extraordinária com sua diretoria executiva e com a participação dos grêmios estudantis e entidades da região metropolitana para discutir o novo aumento de passagem anunciado pelo Grande Recife na ultima quinta-feira. Entre eles, o grêmio do Ginásio Pernambucano e do IFPE,– Campus Recife(...). Do Movimento de Lutas de Classes (MLC) - Thiago Santos, o Movimento de Mulheres Olga Benário - Leni Correia, a Associação Recifense dos Estudantes Secundaristas (ARES) Xaeni Melo, a Federação Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas (FENET)- Jessé Samá, entre outras lideranças. Onde juntos parabenizaram a UESPE pela iniciativa e declararam apoio a passeata que será realizada amanhã dia 07 de janeiro a partir das 10hs da manhã sendo a concentração no antigo GP, na rua do hospício.
        A UESPE encaminhará junto com outros movimentos sociais ao Ministério Público de Pernambuco uma pauta com várias reivindicações, entre elas, a auditoria nas empresas de ônibus, para deixar claro onde os recursos estão sendo aplicados e contribuindo assim, com a transparência na utilização dos mesmos, melhoria na qualidade do transporte público, etc.

     O presidente da UESPE - Davi Lira ressaltou a importância da abertura de uma auditória nas empresas de ônibus “ Os estudantes precisam saber onde e como esses recursos estão sendo aplicados, pois é impossível conviver com os aumentos abusivos das passagens a cada ano, enquanto o feijão deve subir mais de 60%, o trigo 40%, o salário mínimo subiu apenas 9%. Portanto, fica claro que um trabalhador que recebe um salário mínimo não tem condições de pagar passagens de 02 ou 03 filhos que necessitam do transporte”. Ainda acrescentou que precisamos fazer da mesma igual o ano de 2005, vamos revogar esse aumento, colocaremos milhares de pessoas indignadas e deixaremos o aviso se a passagem não baixar, recife vai para!

      Nessa reunião foram liberadas as seguintes proposta:

• Participação de toda a população na passeata no dia 07 de janeiro;

• Ato CDU concentração enfrente ao IFPE NO dia 09 janeiro;

• Passe livre já;

     Assim terminou, deixando a próxima para 08 de janeiro ás 16h na sede da mesma.

Construir os Grêmios; Reconstruir a UBES!

Todos ao 2º Encontro Nacional de Grêmios


         O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Cerca de 98% das crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler; 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental e que moram nas grandes cidades, não dominam o uso da leitura e da escrita. Professores recebem menos que o piso salarial. O numero de analfabetos chega a 14 milhões em nosso país.
          Porém, a atual Gestão da União Brasileira dos Estudantes Secundarista (UBES), a sua majoritária (UJS) na faz nada para mudar essa realidade, enquanto os estudantes sofrem com a falta de investimento na educação, gerando o sucateamento no sistema como: a falta de professores, laboratórios desfasados , quadra sem cobertura , estrutura física da escolas precária. Além disso, sofrem com a ganancia dos empresários  através do aumento de passagem constante, retirando  o direito de ir e vir.

   Fruto deste descaso é que, em vez da majoritária desta entidade fazer a denúncia, está mais preocupada em defender a corrupção, foi o caso do mensalão, como disse a atual presidente da UBES: Manuela Braga, “É insuficiente, baseado em suposições e sem provas de que o mensalão existiu. É injusto. A Justiça não pode ser dessa forma”, argumenta Manuela. Além disso, sentam no color do governo para defender seus interesses e não da classe estudantil.
Plenária de Grêmios Realizada Pela UESPE
Portanto, a União dos Estudantes Secundarista de Pernambuco convoca todos os grêmios estudantis a se organizarem para participar do 2º Encontro Nacional  de Grêmio na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nos dias 18,19,20 e 21 de janeiro. Pois sabemos que a educação não é o privilegio, mas sim o direito de todos, por isso, a representação máxima dos estudantes dentro e fora da escola, amparada por uma lei federal (7.398/85), que tem uma diretoria que é eleita pelos próprios estudantes e toma decisões democraticamente, para defender todos os seus direitos. Seja o direito a uma escola de qualidade, ao uniforme, ao passe estudantil ou à meia-entrada cultural, a diversas atividades de integração  como festas, campeonatos, cineclubes, teatros, saraus, festivais de bandas, festivais de hip-hop, clubes de xadrez, olimpíadas, enfim, tudo aquilo que a galera gosta e precisa para ter uma formação social ,ou seja, em tudo que for necessário para representar e lutar pelos nossos direitos e interesses.   Nesse sentido somos capazes de transformar a realidade e entendermos que nossa principal tarefa é trazer essa entidade para o caminho da luta, para a mãos dos estudantes.
     Em cada escola  um grêmio; Em cada grêmio uma luta!

    Todos em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade!

Contatos: (81)3231-6018(81)9502-5165
Uespe.rebelese@gmail.com
uespe.blogspot.com.br







Estudantes Ocupam a Grande Recife para participar do Conselho onde aumentou a passagem de ônibus


No dia 04 de Janeiro, mais uma vez em plenas férias estudantis, os empresários do transporte em Pernambuco aprovaram o aumento das passagens de ônibus da região metropolitana do Recife de forma abusiva, sendo de 5,5%.
A UESPE, DCE’s da UFRPE e UNICAP, vários Diretórios Acadêmicos, movimentos estudantis e estudantes em geral, foram ao Grande Recife protestar contra o aumento de passagem e exigir a participação no Conselho Metropolitano de Transporte.
Vale ressaltar, que este conselho é composto essencialmente por prefeitos da região metropolitana, governo do estado e representante dos empresários de ônibus. Não tendo representação estudantil, ou melhor, a suposta representação que afirmam ter é de um ex-estudante que foi nomeado a cerca de 5 anos atrás e nem estudante é mais, tanto que não foi para reunião do conselho. Além de que a única finalidade deste conselho é de aumentar o valor das passagens, tanto que a última reunião ocorreu no último aumento de passagem a um ano atrás. Além de acontecer as escondida, as entidades estudantis e a imprensa não tiveram acesso. 
Dezenas de estudantes se concentraram enfrente a sede do Grande Recife e com muita ousadia ocupou-a com muitas bandeiras e cartazes. Dentro dos estreitos corredores da entidade com muito entusiasmo e agitação foram puxadas várias palavras de ordens denunciando o aumento de passagem. A polícia tentou intimidar mais os estudantes se manteram firmes na decisão de participar do conselho.
Mesmo com toda pressão com a postura antidemocrática a Grande Recife não autorizou a comissão de estudantes entrarem na reunião do conselho. Após terminar o conselho o diretor de planejamento da entidade recebeu os estudantes e apenas informou a posição da instituição sem se comprometer com nenhuma das reivindicações apresentadas.
                 Portanto a União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco – UESPE se declara contra a este aumento e está intransigência em não aceita a entidade participar do conselho e vem convocar a todos a participarem da grande mobilização que ocorrerá nesta segunda, dia 07 de janeiro às 14h enfrente ao antigo Ginásio Pernambucano da Rua do Hospício.

Participe: 
Passeata 
Quando? 07 de janeiro
Horas? 10h
Local? enfrente ao antigo Ginásio Pernambucano da Rua do Hospício

Mais informações:
95025165/ 3231.6018
email: uespe.rebelese@gmail.com






Carta Aberta à População da Região Metropolitana do Recife


            Mais uma vez em pleno recesso e férias escolares, foi efetuado um aumento abusivo de passagens nos ônibus da Região Metropolitana do Recife em 5,5 % , fruto da ganância dos empresários do transporte em Pernambuco. 
            Aprovado pelo Conselho de Transporte Metropolitano composto essencialmente por prefeitos da região metropolitana, governo do estado e representante dos empresários de ônibus. Conselho que tem com única finalidade aumentar o valor das passagens, tanto que a última reunião ocorreu no último aumento de passagem a um anoa atrás. Além de acontecer as escondida nem as entidades estudantis e  nem a imprensa terem acesso, querem aumentar os lucros dos empresários de surpresa, para o povo não se mobilizar.
            A sociedade não aceita mais outro aumento. Já não basta o aumento do trigo em 40%, o tomate em 39 %, feijão que pode aumentar em 60%, porém para aumentar o salário mínimo foi só 9%, pois criam-se as mais variadas desculpas e inventam as justificativas para não aumentar o tanto que os trabalhadores merecem.
            Se não bastasse, temos um transporte de péssima qualidade, além da passagem ser cara, os ônibus vivem superlotados, com irregularidades nos horários, sempre atrasando, prejudicando o povo trabalhador e mesmo assim, os empresários querem sugar do povo cada vez mais, querem ampliar seus lucros às custas do suor do povo. Esse aumento não é necessário, as empresas lucram milhões anualmente o povo não pode pagar por isso.
            Nós que abaixo-assinamos somos contra ao aumento abusivos das passagens de ônibus da região metropolitana e defendemos um transporte público de qualidade.
União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco - UESPE, Associação Recifense do Estudantes Secundaristas - ARES, Federação Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas – FENET,  Diretório Central dos Estudantes da UNICAP ,  Diretório Central dos Estudantes da UFRPE, Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas - MLB, Movimento Nova Geração - IFPE, União dos Estudantes Secundaristas de Jaboatão - UESJ, União dos Estudantes Secundaristas de Olinda – UESO, Associação Camaragibense dos Estudantes Secundaristas – ACES, União dos Estudantes Secundaristas de São Lourenço da Mata – UESES, União Cabense dos Estudantes Secundaristas – UCES, Associação Litero-social dos Estudantes de Moreno – ALSEM.
                                                   

RETROSPECTIVA 2012

 O ano de 2012 foi marcado pelas lutas dos estudantes secundaristas de Pernambuco, em cada região de nosso estado aconteceram congressos, passeatas, encontros e diversos estudantes do estado se organizaram nos grêmios livres estudantis.
Abertura do 11º Congresso da UESPE. 
                No mês de setembro reunidos em Caruaru, interior do estado, realizamos o nosso 11º congresso, que foi marcado pela rebeldia e pela combatividade das bancadas que vieram de todas as regiões do estado, o congresso contou com a participação de mais de 700 estudantes e deliberou sobre temas importantes como o projeto da meia passagem intermunicipal, cultura, a participação das mulheres na sociedade e vários outros temas, o congresso reafirmou a nossa luta contra o sucateamento da educação e por mais verbas para o ensino público.
 Congresso da UESC
                No Agreste do estado foi realizado o congresso da UESC (União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru), que contou com a participação de mais de 500 estudantes, foram realizadas passeatas em defesa da meia passagem intermunicipal em março e outra em Agosto em comemoração ao dia do estudante e as nossas conquistas ate os dias de hoje.
                No sertão não foi diferente os estudantes de Petrolina realizaram um dos maiores congressos de entidade municipal que se tem noticia do movimento estudantil do Brasil nos últimos anos, cerca de 800 estudantes lotaram o teatro do campus da UPE (Universidade de Pernambuco) para defender uma educação pública, gratuita e de qualidade.
Congresso com mais de 800 estudantes da UESP
                A região das matas também sacudiram o estado realizando os congressos das entidades de Escada, Carpina, Paudalho, Surubim, Nazaré da Mata e Limoeiro, com muita disposição e agitação os congressos reuniram a juventude na defesa de um projeto de educação que tenha o papel de formar homens e mulheres livres.
13º Congresso da ARES
                A  região metropolitana ficou agitada com a organização dos estudantes, em Recife aconteceu o congresso de uma das entidades mais antigas do Brasil, a ARES (Associação Recifense dos Estudantes Secundaristas) que em 2012 completou 58 anos, Cerca de 300 estudantes lotaram a quadra da escola Sizenando Silveira em uma linda homenagem a historia de lutas dessa entidade que tem como patrono o estudante Jonas José (estudante assassinado durante a ditadura militar fascista no Brasil). Em Jaboatão dos Guararapes os estudantes também organizaram o congresso da sua entidade a UESJ, cerca de 100 estudantes participaram do congresso que reafirmou a necessidade de organizar os grêmios livres estudantis em cada escola e fortalecer a luta dos estudantes.
                Segundo a estudante Natalia Lucia que foi eleita presidente da UESJ “O ano de 2012 foi muito importante para os estudantes pernambucanos, a juventude que no mundo todo protagonizou diversas lutas em defesa da educação em Pernambuco não deixou a desejar, fomos as ruas, organizamos congressos, debatemos e discutimos dentro de cada sala de aula e necessidade de organizar os grêmios estudantis como alternativa de luta para os secundaristas de nosso estado.”   
Plenária Final do ENET 2012 em Petrolina
                Ainda no mês de junho Pernambuco sediou na cidade de Petrolina o ENET (Encontro Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas) organizado pela FENET, o encontro reuniu mais de 900 estudantes de diversas regiões do país e foi o maior encontro já realizado pelos estudantes de escolas técnicas do Brasil.
                Em 2012 diversas foram as nossas lutas e gostaríamos de convidar cada estudante para que em 2013 possamos organizar ainda mais congresso de entidades municipais, para que possamos realizar uma campanha de formação de grêmios ainda maior e para avançarmos na luta em defesa dos nossos direitos.

Ousar Lutar, Ousar Vencer!