Estudantes em GREVE por eleições diretas para diretor.

    O governo do Estado de Pernambuco publicou no Diário Oficial a lista de diretores das 253 escolas de referência em ensino médio (EREM) e 20 escolas técnicas em todo o estado. O processo foi realizado sem nenhuma consulta a comunidade escolar, só com a realização de uma prova, analise de currículo e entrevista. Ficando a cargo do Governador a indicação de quem será o novo diretor.
   Após a divulgação dos nomes dos novos diretores os estudantes ficaram bastante revoltados e se mobilizaram contra a medida do Governo do Estado e exigiam eleições diretas para diretor.
Em Caruaru, onde o movimento ganhou mais força e organização, os estudantes liderados pela União dos Estudantes de Pernambuco (UESPE) e a União dos Estudantes de Caruaru (UESC), realizaram atos, passeatas e chegando ao ápice de decretar greve estudantil em duas escolas.
   Estudantes da EREM Nelson Barbalho, o Estadual de Caruaru, e da Escola Dom Vital decretaram greve estudantil, por tempo indeterminado em defesa das eleições diretas para gestor da escola. Após dois dias de Greve a escola Dom Vital em assembleia decidiu terminar a greve, exigiu da Secretaria de Educação que até 2 de abril ocorra o  processo de eleição direta para diretor, caso não ocorra os estudantes decretarão greve novamente.  Já a Escola Estadual de Caruaru continua em greve e intensa mobilização.
Segundo Gleyson Rodrigues, diretor da UESPE, “ o protesto não é pela manutenção dos diretores e sim pela liberdade da comunidade escolar decidir os rumos da gestão da escola, e isto não foi garantido. Por isso defendemos eleições diretas para diretor” e disse mais “consideramos que democracia se constrói, e não se impõe sem a participação da sociedade”.
   O Secretário de Educação, Ricardo Dantas declarou que “o processo é democrático porque nesta seleção puderam participar todos os professores”, porem a escolha é feita pelo governador, não endentemos isso como exemplo de democracia.
   A democracia não está apenas na  possibilidade da escolha por parte do governo e sim em garantir o direito da escola decidir quem será o diretor. O Modelo de Gestão Democrática passa por garantir amplos direitos democráticos nas escolas, esta é a melhor maneira de ensinar a juventude noções de democracia, não apenas nos livros e sim na prática.

Um comentário:

flaviano felix disse...

O governador não vai ceder ele quer montar currais eleitorais para o seu projeto futuro (presidente)