Programação do 1º Dia do Congresso


Dia 29 de Setembro de 2012 (Sábado)

16h – 17h  Chegada das Delegações

18h - Sessão de Abertura do 11º Congresso da UESPE

Presenças confirmadas:             
Stephannye Vilela – Presidente da UESPE
Gleyson -  Presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru – UESC
Anderson Gomes - Secretário de Educação do Governo do Estado de Pernambuco

Tony Galvão - Secretaria de Educação, Esportes, Juventude, Ciência e Tecnologia de Caruaru

Edival Nunes Cajá – Presidente do Centro cultural Manoel Lisboa, sociólogo e ex - preso político da ditadura militar de 1964

Carol Sarmento – Coordenadora Geral da Federação Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas - FENET


20:30 - Atrações Culturais

Todo estado mobilizado ao 11º Congresso


Sessão de abertura do VII Congresso da UESPE - 2004
O 11º Congresso da UESPE está confirmadíssimo.Cada dia mais cresce a mobilização, todas as regiões do Estado já confirmaram presença.
O Sertão do São Francisco garantiram seus ônibus e estão se preparando para pegar a jornada de 12 h de viagem. O Sertão do Pajeú vem se mobilizando, elegeram todos os delegados da região e realizaram vários debates sobre temas do congresso. As Zonas das Matas Sul e Norte estão mobilizando todas as principais cidades da região. A Região Metropolitana terá uma grande delegação e mais de uma dezena de ônibus estão garantidos. O Agreste está todo preparado para recepcionar todas as delegações com muito entusiasmo e politização, além de Caruaru as cidades ao redor estão organizadas e já marcarão presença.
Todo o estado está se mobilizando para o 11º Congresso da UESPE, foram realizadas dezenas de plenárias de preparação, ocupações de prefeituras para conquistar os ônibus, pedágios e muitos debates nas salas de aula sobre os temas que serão debatidos no congresso. Este é o momento de fortalecermos a luta pela Meia Passagem Intermunicipal, melhores estruturas das escolas e mais verbas para educação.  Participe Você também! Seja eleito Delegado ao congresso.
Lula redator do Jornal AVERDADE
discursa no VII congresso da UESPE
Entre em contato com os coordenadores por região para se informar como faz para participar do congresso:
Região Metropolitana do Recife: (81) 3231.6018 / (81) 99411031
Mata Sul: (81) 8933.5730 / (81) 9718.0746
Mata Norte:  (81) 8456.0569 / (81)82627735
Agreste: (81)3722.2246 / 95025165 /
Sertão do Pajeú: (81) 9621.1507 /(87) 9933.7423
Sertão do São Francisco: (87) 9928.8328 / (81) 97373711 

Participe dessa luta! Seja delegado ao 11º congresso da UESPE!


A União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UESPE) convoca todos os estudantes para participar das eleições dos delegados das suas escolas para o seu 11º Congresso nos dias 29 e 30 de setembro. O Congresso vai reunir a galera do sertão ao litoral, para debater a real situação da educação, o papel da juventude e do movimento de cultura popular na transformação desta realidade social injusta. Participe! Seja eleito delegado na sua Escola!
Somente organizados e mobilizados podemos mudar!

O Brasil é a 6ª economia do mundo, mas a educação está no 88º lugar


Recomeçar, repensar o mundo, modificar
Ainda é possível!
Acreditar, que ele pode ser livre
Sustentável, indivisível!
Ser um mundo melhor pra nóiz
(Nóiz todos!)”

Emicida

O Brasil é a 6ª economia mundial entre todos os países. Com tal condição econômica, imagina-se um país onde as crianças e a juventude tenham acesso a uma educação pública de qualidade, onde existam vagas suficientes para todos nas universidades e a garantia do primeiro emprego no mercado de trabalho para os jovens.  
No entanto, de acordo com a Unesco (a organização da ONU para a cultura e educação), o nosso país ocupa o 88º lugar entre os 127 países pesquisados na área da educação. Estamos atrás de países vizinhos e que têm uma economia muito menor do que a nossa como a Argentina, Chile ,Equador e a Bolívia.
O Brasil tem hoje cerca de 3,7 milhões de crianças e jovens em idade escolar (entre 04 e 17 anos) fora da escola e apenas 35% dos brasileiros com ensino médio completo podem ser consideradas plenamente alfabetizados.
Em Pernambuco, a situação não é muito diferente. Segundo dados do SINTEPE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco), o estado ocupa o 24º lugar na análise geral da educação e a taxa de analfabetismo no estado chega a 18%.
Embora o Governo do Estado tenha implantado algumas mudanças importantes na educação, como a organização de escolas em tempo integral e a inauguração de mais escolas técnicas, o Governo Federal e Estadual estão longe de atender todas as necessidades educacionais de nossa juventude carente. As EREM's (Escola de Referência em Ensino Médio) ainda têm pouca estrutura para manter os alunos durante os dois turnos na escola e os professores são mal pagos.
Para agravar esse quadro, o número de assassinatos de crianças e adolescentes no país cresceu 346% nos últimos 30 anos e por dia são registrados cerca de 55 homicídios de crianças e adolescentes. Tem mais: cerca de 5,3 milhões jovens  entre 18 e 25 anos estão fora da educação formal e do mercado de trabalho.
Para mudar esta realidade é preciso a participação e a organização da juventude para lutar pelos seus direitos e exigir respeito. Se os que estão no poder não sabem e não querem governar para o povo, então é hora de construir o poder popular.
Vamos à luta!
Viva o 11º Congresso da UESPE!

NÃO DÁ MAIS PARA ESPERAR! MEIA PASSAGEM INTERMUNICIPAL JÁ!


O direito de pagar meia-passagem nos transportes coletivos foi uma importante conquista do movimento estudantil. Com a UESPE à frente, representando e defendendo os direitos dos estudantes, a nossa Carteira de Estudante foi reconhecida não só para meia-entrada em eventos culturais e esportivos, mas também nos transportes coletivos.
Agora queremos que  esse direito seja respeitado em em todo o estado!
Vejamos o absurdo: se saímos de um município para outro na Região Metropolitana pagando meia-passagem, porque não reconhecer este mesmo direito em todo o estado? Por que excluir os estudantes do Agreste e  do Sertão?
Os Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e do Pará, que têm uma economia bem menor, já reconheceram este direito dos estudantes.
Chega de só beneficiar os tubarões das empresas de ônibus! Agora é a nossa vez!
MEIA PASSAGEM INTERMUNICIPAL, JÁ!

A universidade deve ser do povo e não das elites



Por falta de vagas, apenas 14% dos jovens entre 18 e 24 anos têm acesso a um curso superior, menor índice de toda América do Sul. Parar completar, cerca de 70% das matrículas acontecem nas instituições de ensino privado, que cobram altas mensalidades e oferecem, em geral, uma educação de baixa qualidade, desvinculando ensino, pesquisa, extensão e a realidade da nossa região.
Ao longo dos últimos anos, tem crescido as mobilizações pelo livre acesso à universidade e pelo fim do famigerado vestibular. Em consequência, algumas vitórias foram obtidas. No dia 8 de agosto deste ano foi aprovado no Senado, a Lei das cotas nas universidades federais. De acordo com a nova legislação, 50% das vagas disponíveis nestas instituições serão reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas e de baixa renda. Ainda dentro dessa porcentagem, uma fatia será destinada a negros, indígenas e pardos, de acordo com a proporção existente em cada estado com base nos índices do IBGE. O projeto prevê a implantação gradativa das cotas, que chegarão a 25% em 2013 e 50% em 2016.
Embora seja uma conquista importante no sentido de diminuir as grandes injustiças na nossa sociedade, permitindo a entrada na universidade pública de estudantes oriundos das camadas mais pobres da sociedade, as cotas estão longe de garantir que a maior parcela da juventude tenha acesso à educação superior no Brasil.   De fato, dos cerca de 6 milhões de inscritos no ENEM 2013, apenas 300 mil ingressarão nas instituições públicas por falta de vagas!
Educação é um direito de todos. Precisamos garantir a universalização do acesso ao ensino em todos os níveis, inclusive superior! A educação não deve ser regulada pelo mercado como se fosse uma mercadoria e excluindo milhões de jovens, como acontece hoje no Brasil.
Basta de injustiças, vamos nos organizar, vamos unir as nossas forças e mobilizar em nossa cidade, bairro e escola a  luta pela democratização da educação já, pelo fim do vestibular e por uma universidade popular!

Por uma arte crítica, engajada e popular


“Da lama ao caos, do caos a lama
o homem roubado nunca se engana
Posso sair daqui pra me organizar
Posso sair daqui pra desorganizar”
Chico Science


A juventude é alvo de um verdadeiro bombardeio ideológico dos meios de comunicação, com o objetivo de incorporá-la no mercado de consumo e de pressioná-la para deixar para trás os seus sonhos de justiça e de rebeldia.
A música, o cinema, a literatura e a TV, são largamente empregados para propagar o individualismo, o consumismo e a alienação. Trata-se de uma verdadeira campanha ideológica para escravizar espiritualmente os jovens e mantê-los prisioneiros do capitalismo e do chamado estilo de vida norte-americano.
Para enfrentar esta lavagem cerebral, o Movimento Estudantil e a UESPE convoca os estudantes que fazem música, teatro, artes plásticas, poesia e literatura para juntos trabalharmos de forma dinâmica e criativa para desenvolver um movimento cultural de verdade, de conteúdo revolucionário nas escolas e nos bairros, e levar o povo pensar e refletir sobre as reais causas de sua miséria e de tanta exploração e sofrimento a que está submetido.
Vamos organizar  grupos de teatro em cada escola, banda de vários estilos, grupo de hip e hop entre outros, como instrumento de politização e engajamento da juventude na luta por melhores condições de ensino, de moradia e de lazer.
Viva a cultura popular!

Ginásio Pernambucano: símbolo da resistência!


Em setembro de 2012, o Ginásio Pernambucano completou 187 anos. A escola mais antiga em funcionamento da América Latina resgatou uma importante parte da sua história com uma bela homenagem.
Muitos registros históricos e discursos foram feitos resgatando as lutas desenvolvidas, as lições, conquistas, as dificuldades, perseguições políticas às lideranças dos estudantes e professores, prisões políticas, torturas e morte como a do eterno líder dos estudantes do GP Jonas José de Albuquerque. Desde o injusto afastamento dos estudantes, professores e funcionários da Rua da Aurora para a Rua do Hospício; da tentativa de dispersar a comunidade escolar para outras escolas; o autoritário afastamento da gestão (diretor e vice-diretora), democraticamente eleitos; nada disso fez com que a comunidade do GP se desintegrasse.
Herdeiros das lutas de Jonas José de Albuquerque, patrono do Grêmio, no ato em homenagem à sua história, a nova diretoria do Grêmio reafirmou a continuidade das lutas em defesa da comunidade escolar e da história do secular Ginásio Pernambucano.
Viva a história do GP! A luta continua pela recuperação da sede histórica da rua da Aurora!

ARES completa 58 anos de história e de lutas e realiza o seu 13º Congresso


No dia 1 de Setembro aconteceu, o 13º congresso da Associação Recifense dos Estudantes Secundaristas (ARES).  Cerca de 300 estudantes de dezenas de escolas do Recife estiveram presentes na Escola Sizenando Silveira para debater  sobre educação, a crise do capitalismo no Brasil, o livre acesso à universidade, apresentações culturais e outros temas.  O congresso teve ainda a participação do Secretário de Educação do Estado, Professor Anderson Gomes, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE) e outras entidades dos movimentos sociais.
Após os debates, foi eleita com muitos aplausos a nova diretoria e  a companheira Kellayne Martins para presidente.
A ARES tem 58 anos de história e de muitas lutas, construídas por jovens como Jonas José de Albuquerque, Ivan Aguiar, Luiz José da Cunha e Fernando Santa Cruz que lutaram por uma educação de qualidade, pelo fim da ditadura e por uma sociedade justiça e igualdade, a sociedade socialista.

Cresce a organização e a luta dos estudantes do cais ao Sertão


800 delegados dos estudantes participam, com entusiasmo, 
do congresso da UESP de Petrolina

O congresso da União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina (UESP), ocorreu no dia 31 de agosto e contou com a presença de mais de 800 estudantes das escolas estaduais, municipais, federais e particulares da cidade, além da participação de dezenas de grêmios, entre eles os grêmios da Escola de Aplicação, Dom Malan, Dom Antônio Campelo, IF-SERTÃO, Jesuíno.
Foi o maior congresso da história do movimento estudantil de Petrolina e teve como tema principal: "As expectativas da educação no século XXI". Estiveram presentes Anete Ferraz, diretora da GRE, Sebastião Rildo, reitor do IF-SERTÃO e Emília Cristina, representante da secretaria de educação. No final do congresso foi eleito com muita animação, o estudante Davi Lira como presidente da UESP. Davi encerrando o congresso declarou: “Estou muito feliz por ser eleito no maior congresso de entidades municipais em nosso país e garanto a todos que essa gestão vai 'tocar o rebu' em nossa cidade, tendo como lema: em cada escola um Grêmio e em cada grêmio muitas lutas!”.

Na Mata Norte, congresso elege nova diretoria da AESC


A Associação dos Estudantes Secundaristas de Carpina (AESC) realizou no dia 14 de agosto na Escola Técnica Estadual Maria Eduarda Ramos de Barros seu grandioso congresso. Dele participaram mais de 200 estudantes de 11 escolas da cidade. Também estiveram presentes, a Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Norte, a Federação Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas (FENET) e a UESPE.
Durante o congresso houve debate sobre educação, cultura e ensino técnico. Para a diretora da escola João Cavalcanti Petribú “É preciso que os jovens conheçam o Movimento Estudantil para que possam continuar lutando com ele”. No final, foi eleito o companheiro  Cledimilson Virgulino, presidente da entidade.

Na Mata Sul, estudantes elegem nova diretoria da UESE


A União dos Estudantes Secundaristas de Escada (UESE) realizou o seu congresso no dia 10 de agosto na Faculdade de Escada (FAESC), contando com a participação de mais de 100 estudantes de várias escolas e da presença da Reitora da FAESC.
No congresso foram debatidos temas como a situação das escolas, os desafios da educação, o papel do Movimento Estudantil e ainda foi aprovada uma campanha de formação de Grêmios em toda a extensão do município. No final do evento, foi eleita a nova diretoria da entidade e o seu novo presidente, que prometeu no seu pronunciamento - “manter a UESE no caminho da luta!

Democracia por inteiro e não pela metade!


A eleição direta para diretores (as) das escolas públicas é Lei desde 2001 (DECRETO N° 23.583, DE 10 DE SETEMBRO DE 2001). A lei define que as eleições devem ocorrer a cada três  anos e devem ser feitas de forma que toda a comunidade escolar (estudantes, professores, funcionários e pais) se envolvam e participem democraticamente.
Infelizmente, essa lei vem sendo desrespeitada nas escolas da rede estadual em Pernambuco. A última eleição para diretor foi realizada no ano de 2005. Neste ano o processo de eleição passará por mudanças nada democráticas. O novo formato determina que a votação será realizada pela comunidade escolar apenas em caráter consultivo. Em seguida, os nomes dos três candidatos ao cargo mais votados serão encaminhados para o Governador, cabendo a ele decidir quem será o novo diretor da nossa escola. É a chamada LISTA TRÍPLICE.
Por que cassar o direito dos estudantes, p5rofessores e funcionários escolherem a melhor pessoa para ser diretor da escola?
Este tipo de eleição indireta é uma maneira de reduzir a democracia e a autonomia da comunidade escolar de decidir qual o melhor gestor para administrar a nossa escola. Essa medida está na contramão do momento político atual do país, onde a sociedade reivindica o aprofundamento da democracia e não a sua redução. A lista tríplice fere o princípio de gestão democrática e se choca com outro importante princípio pedagógico da escola moderna de formar na prática cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres.
Também, embora a Lei Federal nº 7.398/85 garante o direito de organizar grêmios nas escolas, muitos diretores não respeitam e reprimem nossa liberdade de organização.  O Grêmio Estudantil é um importante instrumento da  luta dos estudantes  é através dele que podemos nos organizar e defender os nossos direitos.
A UESPE junto com as entidades municipais reivindica a imediata alteração desta medida e que se restabeleça a prática da Eleição Direta de Verdade! A eleição direta para diretor  é uma conquista nossa! Não vamos deixar que ninguém tire este nosso direito já conquistado!

45 anos da Imortalidade de Ernesto Che Guevara


Ernesto Che Guevara foi um homem que decidiu dar um novo sentido à sua vida construindo a luta pela libertação do seu povo e pela revolução socialista em Cuba e na América Latina.
Deixou a Argentina, sua terra natal ainda jovem e em Cuba, junto com Fidel Castro e Raúl, além de outros guerrilheiros, cumpriu papel fundamental na tomada do poder das mãos da elite e na implantação do socialismo, que tirou as crianças das ruas e lhes deu uma escola de referência em todo o mundo.

Che, o guerrilheiro heróico, foi covardemente assassinado em terras bolivianas, há 45 anos, a mando da Casa Branca e dos monopólios que a sustenta, no dia 8 de outubro de 1967. Seus assassinos - o exército da Bolívia e dos EUA - pensavam que, assim, sepultariam as suas idéias. Foi um rotundo engano! O nome do Che, suas idéias e seu abnegado exemplo se tornaram bandeiras de lutas nas mãos limpas da juventude e dos trabalhadores contra a opressão e exploração do capitalismo em todo o mundo, quanto mais cresce a crise do capitalismo, mais atuais e necessários são os ensinamentos de vida e da obra teórica do Che.

Saiba mais sobre che nos links

Pelo Direito à Memória, à Verdade e Justiça


Após 25 anos do fim da Ditadura Militar em nosso país, centenas de corpos de revolucionários brasileiros assassinados e torturados pelo fascismo continuam desaparecidos.
Há um ano, em 23 de agosto de 2011, foi criado o Comitê Memória, Verdade e Justiça de Pernambuco, formado por diversas entidades da sociedade civil e militantes históricos. Já em 16 de maio deste ano, foi empossada a Comissão Nacional da Verdade, criada pela Lei 12.258/2011, de autoria da presidente da República Dilma Rousseff.
Outra vitória importante ocorreu no dia 14 de agosto. Pela primeira vez, um oficial do Exército da Ditadura Militar, que matou e torturou durante os anos de chumbo, foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
O coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, que já havia sido condenado em primeira instância, em 2008, teve seu recurso negado pelo Tribunal paulista. Em uma decisão unânime, os desembargadores responsáveis pelo processo movido contra ele reiteraram: Ustra é um torturador.
Agora é  preciso que a Comissão Nacional esclareça e investigue como morreram e quem são os assassinos de Manoel Aleixo, Amaro Luiz Carvalho, Carlos Marighella, Manoel Lisboa, Odijas, Honestino, Stuart, José, Paulo, Joaquim, Wladimir, Jonas, Maria, Sônia, Soledad, Ana, Anatália, Iara, Íris, Ieda, Marilena... Esses crimes não podem ficar impunes.
Exigimos o fim da impunidade!
Punição aos torturadores e assassinos da Ditadura!

Veja vídeos sobre o tema:
1. http://www.youtube.com/watch?v=iZ0MbrzMEzY&feature=player_embedded
2. http://www.youtube.com/watch?v=DvGbVe4OOgg