Ginásio Pernambucano: símbolo da resistência!


Em setembro de 2012, o Ginásio Pernambucano completou 187 anos. A escola mais antiga em funcionamento da América Latina resgatou uma importante parte da sua história com uma bela homenagem.
Muitos registros históricos e discursos foram feitos resgatando as lutas desenvolvidas, as lições, conquistas, as dificuldades, perseguições políticas às lideranças dos estudantes e professores, prisões políticas, torturas e morte como a do eterno líder dos estudantes do GP Jonas José de Albuquerque. Desde o injusto afastamento dos estudantes, professores e funcionários da Rua da Aurora para a Rua do Hospício; da tentativa de dispersar a comunidade escolar para outras escolas; o autoritário afastamento da gestão (diretor e vice-diretora), democraticamente eleitos; nada disso fez com que a comunidade do GP se desintegrasse.
Herdeiros das lutas de Jonas José de Albuquerque, patrono do Grêmio, no ato em homenagem à sua história, a nova diretoria do Grêmio reafirmou a continuidade das lutas em defesa da comunidade escolar e da história do secular Ginásio Pernambucano.
Viva a história do GP! A luta continua pela recuperação da sede histórica da rua da Aurora!

Nenhum comentário: