A Etapa Estadual do 39º Congresso da UBES será dia 5 de Novembro na UFPE em Recife

    Nas escolas públicas é recorrente a falta de professores, a estrutura das escolas é precária, e até cadeiras e ventiladores quebrados. Falar de laboratório de ciências, informática, quadra ou de uma boa biblioteca nem pensar. Não bastasse, não temos oportunidades de emprego, e a universidade continua sendo um sonho distante para a imensa maioria da juventude brasileira. Mesmo assim, os governantes não param dizer que “a juventude é o futuro do país”.
    A verdade é que a educação é tratada como uma como mercadoria, o que se quer é ganhar dinheiro com ela e não educar o povo. Para entender isso, basta ver quem mais recebe recursos dos governos: em 2011, 49% de tudo que é arrecadado pelo governo será destinado para pagar os especuladores capitalistas. Enquanto isso, o gasto com a educação corresponde apenas a 2,89% do PIB e ainda sofreu este ano um corte de R$ 3 bilhões.
    A luta da juventude brasileira foi decisiva para a criação da Petrobrás e a conquista do monopólio estatal do petróleo. Hoje, porém, a política de leilões criada no governo FHC, continua sendo defendida pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) e seu presidente Haroldo Lima. O resultado é a entrega do petróleo brasileiro, inclusive o da camada Pré-Sal, para multinacionais petrolíferas.
   Por tudo isso é que tem crescido a cada dia a urgência da transformação da UBES em uma entidade combativa e ao lado dos estudantes. As mobilizações em todo o país contra o aumento das passagens em apoio a greve dos professores e contra as medidas dos governos têm ocorrido cada vez mais sem a presença da diretoria majoritária da UBES.

Etapa Estadual de Pernambuco está confirmada!

    A etapa Estadual de Pernambuco será dia 05 de Novembro na UFPE campus Recife, onde as representações de todas as regiões de Pernambuco se encontraram para descutir o rumo da entidade brasileira e do Movimento Estudantil, Além das principais pautas do estado e do país.
   No 39º Congresso da UBES é hora de colocar a juventude rebelde e combativa desse país a frente da entidade nacional dos secundaristas, pois com luta e muita ousadia vamos honrar a nossa história de defesa de uma educação pública de qualidade e um país verdadeiramente democrático, pondo fim a exploração do povo e construindo o socialismo.



Estudantes de Jaboatão fazem ato e obtém conquistas!

Dia 07 de outubro cerca de 100 estudantes ocuparam as ruas em torno da escola Alzira Fonseca de Jaboatão dos Guararapes para defender a melhoria da estrutura de suas escolas, a passeata foi organizada e dirigida pela UESPE e pela UESJ ( União dos Estudantes Secundaristas de Jaboatão), com muito entusiasmo os estudantes tomaram a rua com muitas palavras de ordem e cartazes onde denunciavam o sucateamento das escolas públicas da região. O Vice-Presidente da UESJ e presidente do Grêmio Nielson foi agredido em certo momento da passeata por policiais que tentavam reprimir a manifestação, mesmo com o uso da força dos policiais os estudantes se intimidaram e denunciaram essa atitude dos policiais que tentaram, mas não conseguiram acabar com a legitima manifestação dos estudantes.

No dia 10 de Outubro (3 dias depois da passeata) os estudantes da Escola Alzira Fonseca começaram a colher os frutos da luta, a escola estava equipada de novas bancas, que era uma antiga reivindicação daqueles estudantes, isso prova que apenas com luta os estudantes conseguem garantir os seus direitos a uma educação pública gratuita e de qualidade, mais uma vez a UESPE e a UESJ cumprem com seu papel em defesa dos estudantes e contra o sucateamento da educação pública, nem mesmo a brutalidade e força dos policias intimidaram os estudantes que conquistaram mais essa vitoria!

"SÓ CONQUISTA QUEM LUTA!"


   

Chapa Rebele-se vence a eleição da maior escola de Pernambuco (IFPE)

Foi com muita expectativa que os estudantes pernambucanos esperaram as eleições do IFPE, o maior em número de estudantes do país. Mesmo com a remarcação das eleições (que deveriam ter acontecido na sexta-passada) para dar mais tempo para a chapa ligada ao grêmio estudantil e a diretoria majoritária da UBES, não teve jeito, e após uma importante disputa a Chapa REBELE-SE venceu.

Ao todo foram mais de 867 votos válidos, e a chapa apoiada pela UESPE e FENET sagrou-se vitoriosa com 551 votos contra 316. Essa vitória mostra a indignação dos estudantes com medidas como o PRONATEC e a confirmação de que o movimento de escolas técnicas vem se reorganizando e se colocando contra a burocracia estudantil da UBES.

Ousar Lutar, Ousar VENCER!!!

Dia 07 de Outubro : lançamento da candidatura da Chapa Rebele-se!

A UESPE apoia a candidatura de Gladson Reis para Presidente da UBES
mais novidades sobre o lançamento acesse o Blog: www.rebelesenaubes.blogspot.com