MEIA – INTERMUNICIPAL JÁ! VAMOS CONQUISTAR ESTE DIREITO!


      A lei da Meia Passagem Intermunicipal é uma a luta que há anos os estudantes reivindicam, pois os estudantes que moram nas cidades ao redor de grandes centros econômicos (como por exemplo, a região metropolitana do Recife, Petrolina, Caruaru, Serra Talhada, Arcoverde, Garanhuns entre outras) terem que ir para estes cidades para estudar numa faculdade, numa escola técnica ou até mesmo ter acesso a benefícios que suas cidades não têm como bibliotecas, livrarias entre outros serviços.
        A Meia Passagem Intermunicipal já é realidade há muitos anos em vários estados como, por exemplo, a Paraíba, o Rio Grande do Norte e o Pará. A UESPE em seu congresso em novembro de 2010 com 700 delegados de 27 cidades de todas as regiões lançou a campanha “MEIA – INTERMUNICIPAL JÁ! VAMOS CONQUISTAR ESTE DIREITO!” e teve adesão massiva das entidades representativas e não só dos estudantes como das categorias dos trabalhadores.
      Vamos todos juntos para garantirmos este direito, estamos lançando o abaixo assinado que irá passar nas escolas e universidade e também iremos pressionar os Deputados Estaduais para ser colocada na Assembléia Legislativa a lei e aprovada com urgência.

Jornada Nacional de Lutas foi as ruas defender a Meia Passagem Intermunicipal!


O Mês de Agosto foi o Mês da Jornada Nacional de Lutas – AGOSTO REBELDE, onde jovens foram as  ruas em todo o país reivindicar contra o Novo Código Florestal, a venda dos poços de Petróleo e o corte de Verba da Educação, além da luta por 10% do PIB para Educação. Em Pernambuco foram acrescentados a luta pela conquista da Lei da Meia Passagem Intermunicipal e melhoria das estruturas das escolas.
             Em Caruaru no dia 10 Agosto os estudantes conjuntamente com os professores da Rede Municipal ocuparam as ruas do centro de caruaru com mais de 500 estudantes, com muito entusiasmo, rebeldia param a Cidade e passando a mensagem a toda população. Em Recife, o dia foi 25 de agosto, que em passeata foram para o Palácio dos Campos das Princesas onde foram recebidos pela Marcelo Canuto (Secretário Especial de Articulação Social) e foi entregue uma pauta de reivindicação ao governador, que exigia: A Meia Passagem Intermunicipal, melhoria das estruturas das escolas e constando a denunciando que  no dia anterior a passeata no Ginásio Pernambucano os estudantes passaram mal por ter comido refeições estragadas. Além disso, foi colocada a situação do Transporte coletivo e exigido a maior e melhor frota de ônibus, inclusão da UESPE no Conselho Metropolitano de Transporte e estatização do transporte coletivo.
     Estas mobilizações já tiveram conquistas. Marcelo Canuto disse que iria passar pessoalmente para o Governador Eduardo Campos o documento e já no dia 26 de Agosto já tinha sido demitido a empresa que forneceu comida estragada. Só conquista quem luta!

Vamos todos ao CONEG! Foi dada a largada do Congresso da UBES! Por uma UBES rebelde e ao lado dos estudantes!


Delegação da Tese Rebele-se ao 37º Congresso da UBES - 2007

De 31 de agosto a 3 de setembro, em Brasília, vai se reunir o Conselho Nacional de Entidades Gerais e se realizar o 1º Encontro de Mulheres da Ubes, que reunirão lideranças estudantis de todas as regiões do país para discutir os rumos do Movimento Estudantil Brasileiro e convocar o congresso da entidade.
No dia 31, se inicia o encontro de mulheres, que continua pelo dia 1o e terá discussões como o papel da mulher na luta contra a crise do capitalismo, a participação das mulheres nos espaços de poder e a participação das secundaristas no movimento estudantil. Para Gabriela Valentim, diretora de grêmios da Ubes e militante da UJR, "uma grande participação de nossa juventude nesse encontro é fundamental para fortalecer a luta das secundaristas que sofrem muita discriminação e opressão".
Nos dias 2 e 3 de setembro, haverá a reunião do Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) da Ubes, fórum no qual têm direito a voto as entidades gerais (municipais, regionais, estaduais, etc.).  Esse encontro convocará o congresso que discutirá a plataforma política e elegerá a próxima diretoria da Ubes.
Para Gladsom Reis, diretor de Relações Internacionais da Ubes "com a convocação do Coneg se inicia o processo de construção do Congresso da Ubes e começam a se preparar as delegações dos Estados".
Durante o Coneg haverá ainda um ato comemorativo dos 30 anos de reconstrução da Ubes, que contará com a presença de lideranças que participaram da entidade no processo de reconstrução.
Todos os militantes do movimento estudantil combativo, diretores de grêmios, presidentes de entidades estudantis e os militantes da UJR devem se empenhar ao máximo na construção e reorganização de entidades estudantis e na mobilização de um grande número de estudantes para esse encontro. É preciso fazer do encontro um local de discussão sério sobre o papel da Ubes para a juventude e o povo brasileiro. Não é possível que num momento em que 48% do orçamento do país vai para banqueiros e o governo federal corta R$ 3 bilhões da educação e R$ 40 bilhões das áreas sociais e multinacionais exploram nosso petróleo, a direção de nossa entidade fique calada e de braços cruzados.
A UESPE está organizando a delegação de Pernambuco. Todos os estudantes que queiram participar precisam entrar em contato conosco. (81) 3231.6018 / uespe.rebelese@gmail.com

O maior Congresso da história de Cachoeirinha elege nova diretoria e já se prepara para o Congresso da UBES

   
Foi com muita combatividade que os estudantes de Cachoeirinha organizaram o 3º congresso da UESCA (União dos Estudantes Secundaristas de Cachoeirinha), na tarde do dia 28 de Julho de 2011, aproximadamente 200 estudantes lotaram o auditório da Escola Presidente Kennedy, para o maior congresso já realizado em Cachoeirinha, estudantes de varias escolas fizeram questão de estar presente, o congresso foi marcado com muitas palavras de ordem em defesa de uma educação publica e gratuita de qualidade.
    A abertura do Congresso contou com a presença de Jessé Samá Diretor da UESPE, Andréia Florêncio Diretora da União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru, Silvia Xavier Vereadora, Valdete Matos Gestora da Escola Corsina Braga, também fizeram parte da mesa de abertura um representante da Câmara Municipal de Vereadores e representando os estudantes de Cachoeirinha Lucas Albuquerque.
    As apresentações culturais ficaram a cargo do grupo “Plantando para o Futuro” que apresentaram a arte e a cultura como caminho para aqueles que desejam largar as Drogas.Logo depois uma palestra e debate com o tema: “ O papel do Movimento Estudantil na Construção de uma Nova Sociedade”.
    Ao final do Congresso foi eleita a nova diretoria que ira dirigir a UESCA por 2 (dois) anos a diretoria agradeceu a todos que participaram do Congresso e já se preparando para ir ao Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) onde reuni representantes de entidades municipais e estaduais de todo o Brasil e organizar a maior delegação da cidade ao Congresso da UBES para coloca-lá no rumo da luta.

Estudantes São Caetano realizam um vitorioso Congresso

Na cidade de São Caetano (Agreste de Pernambuco) a 148 km da capital Recife, nos últimos anos os estudantes vêm tendo uma boa atuação, crescendo e fortalecendo o movimento estudantil na cidade. Os estudantes fundaram a União dos Estudantes Secundaristas de São Caetano (UESSC) que organizou os grêmios, mobilizou nas escolas os estudantes pela melhoria das estruturas, realizou varias atividades culturais e uma presença permanente nos eventos estaduais e nacionais do movimento estudantil.
      No dia 28 de julho de 2011, ocorreu o II Congresso da União dos Estudantes Secundaristas de São Caetano (UESSC), que contou com a participação de mais de 100 estudantes de várias das escolas estaduais e municipais da cidade. Participou também a UESC (União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru) da UJR (União da Juventude Rebelião) e a UESPE. O congresso foi bastante participativo, as principais bandeiras de luta foi em defesa de 10% do PIB para educação, Meia passagem intermunicipal e em defesa da educação de qualidade.
       Ao fim do congresso a nova diretoria foi eleita por unanimidade. Mais uma vitoria para o movimento estudantil no nosso país. VIVA O II CONGRESSO DA UESSC. 

Lançamento do COMITÊ MEMÓRIA VERDADE E JUSTIÇA EM PERNAMBUCO será dia 23 de Agosto


Por todo o país ficou marcado na sua história por milhares de ações como torturas, assassinatos, exilios e centenas de outras atrocidades cometidas pela ditadura militar no nosso país e por incrível que pareça ainda niguém foi julgado e punido por nenhum crime. 
A continuidade da luta pela memória, verdade e justiça, levou a 11º Conferência Nacional de Direitos Humanos (2008), a aprovar uma série de resoluções que vão dar corpo ao PNDH3 – Programa Nacional de Direitos Humanos. Este programa coloca em pauta a discussão pelo direito à memória e a verdade. Espera-se que o Projeto de Lei 7376/2010 que cria a Comissão Nacional da Verdade seja aprovado contemplando as reivindicações dos familiares dos mortos e desaparecidos, dos ex-presos políticos e ex-exilados que são:
·         uma Comissão da Verdade soberana, independente, que dure o tempo necessário ao alcance os objetivos, visto que os dois anos previstos não são suficientes;
· o cumprimento da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre a Guerrilha do Araguaia;
· a abertura dos arquivos secretos;
· a defesa da memoria dos lutadores e lutadoras da resistência à ditadura militar;
a apuração das circunstâncias e responsabilidades pelas torturas, assassinatos e desaparecimentos forçados.

       A UESPE está participando do COMITÊ MEMÓRIA VERDADE E JUSTIÇA DE PERNAMBUCO, onde convocamos os grupos organizados, personalidades, partidos políticos, intelectuais, estudantes, instituições, cidadãos e cidadãs que queiram trilhar de braços dados com a nossa luta em busca da democracia, da justiça e antes de tudo da verdade para que a história não se repita.

         Será Lançado no dia 23 de Agosto aparti das 9h o COMITÊ MEMÓRIA VERDADE E JUSTIÇA DE PERNAMBUCO   no Auditório do Centro Cultural Rossini Alves Couto do Ministério Público de Pernambuco -  Rua Suassuna esquina com a Gervásio Pires


“Não se detém os processos sociais
nem com o crime nem com a força.
A História é nossa e são os povos que a fazem”
Salvador Allende