JORNADA DE LUTAS NACIONAL em Caruaru pela Meia Passagem Intermunicipal e melhores estruturas nas escolas - 10 de agosto

            A UESC organizou um Dossiê da Educação em Caruaru, pesquisa onde visitou-se as principais escolas, para avaliar a situação das estruturas físicas. Constatou-se graves problemas em quase todas as escolas, falta de professores, salas de aula em estado precário, escolas sem banheiro, sem quadra e quando tem quadra não há cobertura.
             Não é de hoje que vemos o descaso do poder público com a educação, e mesmo com todos esses problemas que não são poucos, o governo federal ainda fez um corte de R$ 3 bilhões de reais ao orçamento da Educação no inicio do ano.
Em vários estados os estudantes conquistaram o direito da meia passagem intermunicipal, ou seja, garantia de pagar meia nas passagens de uma cidade a outra no estado. Paraíba, Rio grande do Norte e Pará já tem agora é nossa hora.
Chegou o momento de crescermos a nossa mobilização. Todas as conquistas dos estudantes sempre foi com muita luta e agora não é diferente.
 A UESC convoca a todos. Organize os estudantes da sua escola, traga seu cartaz e vamos juntos no dia 10 de Agosto organizar uma grande passeata, iremos conquistar nas ruas a educação que queremos e precisamos.
Por melhores estruturas físicas das escolas!

Pela Meia Passagem Intermunicipal!
10% do PIB para Educação!
Em defesa da Lei da Carteira!

A ARES organiza campanha de formação de grêmios

Em cada escola um Grêmio em cada Grêmio luta!
Reunião da Chapa REBELE-SE na escola João Barbalho
A Associação Recifence dos Estudantes Secundaristas  - ARES  junto com a UESPE, tem cumprido um grandioso papel no movimento estudantil , várias manifestações foram feitas como da redução do aumento das passagens de ônibus no inicio desse ano sem falar da importante eleição do grêmio da escola mais antiga em funcionamento da América Latina Ginásio Pernambucano-GP. Nesse sentido a ARES continua com a campanha de formação de Grêmios, pois entendemos o quanto é importante a presença de um grêmio atuante dentro de cada escola,nesse sentido só na proxima semana a ARES estará realizando 7 eleições de grêmios em Recife, a exemplo da escola João Barbalho no centro que tem contribuido com a luta em defesa de uma educação  pública e de boa qualidade. Por isso a ARES com seus 57 anos de luta convoca a todos os estudantes a se juntarem a essa luta. ARES PRESENTE NAS ESCOLAS!

SÓ CONQUISTA QUEM LUTA!      
POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE!

   Leonardo Queiroz Diretor da ARES e Vice-Presidente da Chapa REBELE-SE.

Estudantes de Teresina-PI contra o aumento das passagens!


Em repúdio a esse aumento, no dia 30 de junho a Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas de Teresina (AMES – Teresina) e a União da Juventude Rebelião (UJR) tomaram a frente das lutas e organizaram um protesto, mobilizando estudantes das escolas: Benjamin Baptista, João Clímaco, Liceu Piauiense e Barão de Gurguéia, Anísio de Abreu, Danthe, todas situadas no centro da cidade. Com cerca de 200 estudantes, seguiu em passeata pelas ruas do centro em direção a Prefeitura cantando palavras de ordem como: "O povo não é bobo R$2,40 é roubo" e “Se a passagem aumentar, a catraca eu vou pular”. A passeata teve total apoio da população que acenava nos prédios, aderia-se a ela em muitos momentos e os trabalhadores, que pegavam o microfone para denunciar e demonstrar seu repúdio. 



Leia na integra a matéria no Blog: 
www.rebelesenaubes.blogspot.com

Grêmio da Escola João Cavalcanti Petribú em Carpina é reconstruído, com grande participação!

Posse do Grêmio João Cavalcanti Petribú no dia 22 de julho
A Associação dos Estudantes Secundaristas de Carpina - AESC, junto com a UESPE,  continuam com a campanha de formação de grêmios em Carpina, pois entendemos o quanto é importante a presença de um grêmio atuante dentro de cada escola. A Escola João Cavalcanti Petribú, é uma das mais antiga e importante da cidade.
No dia 20 de junho, aconteceu a eleição com chapa única que teve 92% de aprovação e no dia 22 de julho o grêmio foi empossado. O atual grêmio que teve como nome de chapa; RECONSTRUÇÃO, se comprometeu com os estudantes em fazer desta gestão uma das mais combativas de sua história. "Vamos a luta, por uma educação pública, gratuita e de qualidade, para todos os estudantes." disse o presidente Ângelo Múccio da Silva do 2º B..

No 52º Congresso da UNE a UJR foi a 2º chapa mais votada e elegeu o 1º Vice Presidente da UNE


Delegação da UJR no 52º Congresso da UNE em Goiânia 
Encerrou-se ontem o 52° Congresso da UNE com a eleição de sua nova diretoria, e o estudante de História da UFRPE foi eleito 1° Vice-Presidente da União Nacional dos Estudantes. Yuri que é membro da Coordenação Nacional da UJR é uma conhecida autarquia no movimento estudantil, tendo sido diretor de Centro Acadêmico, coordenador geral da Federação do Movimento Estudantil de História e presidente do DCE Odijas de Carvalho da UFRPE.
A chapa organizada pela UJR contou ainda com a participação dos companheiros do MRS, e com as teses Vamos à Luta, Contraponto, Juntos, Rompendo Amarras e Levante, todas essas últimas ligadas ao PSOL. O resultado dessa unidade reuniu ao total, 581 delegados elegeram essa chapa, sendo a maior votação atingida pela oposição há vários congressos, numa prova inconteste do crescimento da oposição e da justeza da disputa da UNE como alternativa de representação dos estudantes.
Além da indicação de Yuri para a 1° Vice-Presidência a oposição ainda elegeu mais dois diretores na executiva da entidade, um importante crescimento, visto que nos últimos congressos, 2007 e 2009, a oposição elegeu respectivamente 1 e 2 cargos na executiva da entidade. Importante ainda a presença dos companheiros da Articulação de Esquerda (PT) que conquistaram também uma representação na executiva. Foi uma importante vitória da luta dos estudantes esse resultado, e a UJR se consolidou como a principal tese de oposição no
 Congresso, alcançando 185 delegados e elegendo, além de Yuri mais quatro diretores da UNE que serão indicados até o início de agosto.

UESC e UESPE entrega dossiê das escolas em audiência a Secretaria de Educação

Diretores da UESC e UESPE entrega dossiê a chefe de Gabinete

No Dia 20 de julho deste ano, ocorreu uma audiência com Sybelly Figueira  Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação do Governo do Estado de Pernambuco, onde recebeu um dossiê relatando a situação das escolas estaduais de Caruaru.
O dossiê foi realizado pela União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru (UESC)  e a UESPE, que visitou as principais escolas Estaduais do município. Nestas visitas foram constatadas diversas irregularidades. Escolas com estudantes assistindo aula na quadra, casos de violências, muitas escolas sem quadra e as que têm quase todas sem coberturas, falta de ventiladores, entre outros problemas.
Depois da apresentação das reivindicações, Sybelly Figueira reconheceu as dificuldades que várias escolas vêm passando e prometeu atender as reivindicações. Disse que encaminhará o dossiê para o setor de engenharia e irá engenheiros e técnicos acompanhado de um representante da UESC para visitar as escolas citadas, afirmou também, que o governo se compromete a nesta gestão garantir que todas as escolas tenham quadras cobertas.
Estes fatos deixam claro qual é o papel do Movimento Estudantil  apontar os problemas, pressionar pelas soluções, para que possamos construir uma educação de qualidade. Ousar Lutar, ousar vencer!