Jornada Nacional de Lutas: UESC Mobiliza Passeata com Centenas de Estudantes em Caruaru


     Os estudantes das escolas estaduais  e municipais de Caruaru Liderados pela União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru (UESC) e União da Juventude Rebelião (UJR), foram às ruas nessa tarde do dia 31 de março, lutar por seus direitos, com a participação de mais de 400 estudantes  das principais escolas da cidade, como por exemplo, Vicente Monteiro, Padre Zacarias , Estadual de caruaru , Nicanor Soutor , Luiz Passoa ,etc. Mobilização que faz parte da Jornada Nacional de Lutas.
     Os estudantes com muito entusiasmo e palavra de ordem, pararam a avenida principal do Centro ,em frente ao Grande Hotel, por mais de 1h e seguiram ao Marco Zero onde foi feito um trancasso. O Representante da UESC, Davi Lira, declarou as pautas de reivindicação  “Os estudantes vieram a rua neste dia, para lutar pela defesa da Lei Municipal da Carteira de Estudante e contra a sua mercantilização, pela meia passagem intermunicipal e pela redução das passagens. Além disso temos  as bandeira de luta nacional de 10% do PIB  para Educação. Este é nosso papel como cidadão e vamos crescendo nossa mobilização até a vitória”.

UESPE participa da abertura do 8º congresso do SINTEPE

      Com intuito de aprovar o plano de luta para os próximos dois anos, o 8° Congresso Estadual do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em educação do Estado de Pernambuco) começou na noite desta quarta-feira 30 de março e vai até o dia 02 de abril. O evento conta a participação de mais de 600 delegados representando o conjunto dos trabalhadores me educação de todo o Estado.

     Entre os membros da mesa de abertura do congresso, estavam presentes o secretário de educação do Estado, Anderson Gomes; o representante do Conselho Estadual de Educação, Fernando Melo; representando os estudantes Pernambucanos, a presidente da UESPE, Stephany Vilela; da CUT Nacional estava Solaney Trindade; o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores (CNTE), Roberto Leão; o presidente da Associação de Alunos, Mães e Pais de Alunos (Amupe), Manoel Santos;.

    Representando a UESPE, Stephannye Vilela ressaltou a importância da realização do congresso dos trabalhadores em educação de PE neste momento, para que assim os trabalhadores em educação possam fortalecer o debate de como construir uma educação de qualidade em nosso Estado, entendendo que uma educação de qualidade não se constrói sem se valorizar os trabalhadores. E em seguida, Stephany registrou o apoio dos estudantes as lutas desenvolvidas pelo SINTEPE.

Cresce a mobilização para o ENET em Pernambuco Mais de 100 estudantes participando das plenárias

            Ocorrerá no período de 21 a 24 de abril, na cidade do Rio de Janeiro, o Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET), onde serão discutidos o papel das escolas técnicas na construção de um novo Brasil, as principais dificuldades e os novos rumos a serem tomados.
            No caso do IFPE - Campus Recife, enfrentamos diversa dificuldades, pois apesar de ser o maior campus do país, ter tradição e grande potencial, os problemas são do o ensino a estrutura: como falta de climatização, laboratórios técnicos sucateados e inexistentes, falta de restaurante técnico, dentre outras. É um absurdo que uma instituição desse porte se encontre na situação que estar,
            Somando a isso “existe” no IFPE, um suposto grêmio, onde nada fazem para melhorar a situação precária em que vivemos. Mesmo com a omissão do suposto grêmio, cresce a mobilização dos estudantes que junto com a UESPE vem travando luta por uma escola Técnica de qualidade. Por isso é necessário continuarmos essa luta, convocar os estudantes para se organizar, reconstruir um grêmio e um IFPE que garanta a formação de profissionais e não meros apertadores de parafusos.
            Cada dia mais vem crescendo a mobilização dos estudantes para participar do ENET com duas plenárias por semana, com a presença de cerca de 100 estudantes em cada, onde  debate a importância do evento e se elege diferentes comissões com o papel de garantir toda a estrutura para a participação de uma representativa delegação.

UESPE realiza Curso de Teoria Marxista gratuito


Karl Marx - 1818/1883

A partir do dia 1º de abril a UESPE em parceria com a União da Juventude Rebelião-UJR estarão realizando o Curso de Teoria Marxista para os estudantes da Região Metropolitana do Recife, todas as sexta- feira a partir das 13h na sede da UESPE. O curso será aberto ao público e gratuito.
O objetivo do Curso é passar noções básicas da teoria marxista, e a partir dessas primeiras lições entender a realidade e transformá-la. Como bem disse Karl Marx “Os filósofos buscam interpretar o mundo, enquanto nós queremos transforma-lo”. E o marxismo tem sido, de fato, guia para ação dos movimentos revolucionários dos trabalhadores em todo o mundo.

Convidamos todos jovens, que querem aprender o marxismo, a participar. 
Entre em contato através do telefone: 3231.6018 – email: uespe.rebelese@gmail.com.

Chapa apoiada pela UESC vence eleição do grêmio por 75% dos votos

No dia 21 de março aconteceu a eleição do Grêmio Livre Estudantil, de uma das principais escolas da cidade de Caruaru, Escola Estadual Nelson Barbalho, foram escritas duas chapas: chapa 1 - União e força poiada pela UESC  e a chapa 2.
A eleição foi muito representativa e a chapa União e Força venceu a eleição com 75% dos votos válidos totalizando 733 votos e a chapa 2 perdeu com 312.
A chapa 1 se destacou por não apenas propor e sim já esta lutando pelos direitos dos estudantes, no dia 17 de março junto com a UESC mobilizou mais de 250 estudantes para defender a lei municipal da carteira de estudante.
Com a diretoria renovada do grêmio, o Movimento Estudantil de Caruaru ganhará nova força. 

Encontro Nacional de Escolas Técnicas ocorrerá no Rio de Janeiro - 21 a 24 de abril


Plenária de Preparação para o ENET no IFPE - Recife
Acontecerá entre os dias 21 e 24 de abril o Encontro Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas (ENEET), no CEFET-RJ, onde se reunirão centenas de estudantes dos estados brasileiros para debater problemas vividos nas escolas técnicas referentes a estrutura das unidades.
    Ocorrerão vários debates como sobre financiamento (10% do PIB para a educação) e dentro desse percentual existir parcela especifica para as escolas técnicas, a defesa do Ensino Médio Normal (formação de professores), o livre acesso a universidade, as dificuldades específicas de cada Escola Técnica e etc. Além disso, debater e tirar planos de mobilização sobre a proposta apresentada pelo governo de fazer o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico - PRONATEC, que é um programa com finalidade de garantir o financiamento das escolas particulares.
    A UESPE está organizando as delegações das escolas técnicas do estado para participe do Encontro. Os estudantes já começaram a se mobilizar, com plenárias semanais de preparação. Participe você também. 

Veja a Programação no site do evento: http://www.enetrio.blogspot.com/

O Povo se Levanta em toda parte do Mundo

     Os mesmos grandes meios de comunicação da burquesia que há vinte anos comemoram a queda do muro de Berlim e dos gorvernos revisionistas no Leste Europeu, o fim da história e da classe operária, agora, (na verdade há três anos), estampam manchetes sobre greves dos trabalhadores, passeatas estudantis, insurreições e a derrubada de governos pró-imperialistas em vários países.


    Na Grécia, ocorreram cinco greves gerais no último ano. Na França, 2,87 milhões de trabalhadores ocuparam as ruas contra a reforma da previdência e em defesa de empregos e salários. Na Espanha, com a adesão de mais de 70 % da população, os trabalhadores pararam contra a redução do salário dos funcionários públicos.
    Também organizaram greves gerais os trabalhadores da Irlanda, Portugal. Letônia, Lituânia, Polônia, Republica checa, Romênia, Servia, Chipre, Itália, África do Sul e de várias províncias da China. Novembro, em Londres - Inglaterra, milhares de estudantes tomaram as ruas em protesto contra o aumento de mensalidades e o corte de verbas para educação.
    Nos EUA, apesar do silêncio dos meio de comunicação, é cada vez maior o número de greves e mobilizações contra cortes nos programas sociais e demissões de funcionários públicos.
Levantes populares
    No final do ano passado, foi a vez dos povos africanos e arábes afirmarem que não estavam mais dispostos a viver sob o tacão de governos fascistas e corruptos e conviver com o desemprego e a pobreza em seus países.
    Primeiro se levantou o povo da Tunísia contra ditadura de Ben Ali, que durante 23 anos e sob a proteção de sucessivos governos da França e dos EUA, promoveu assassinatos e opositores, encheu as cadeia de presos políticos, praticou gigantescas fraudes eleitorais e promoveu a maior corrupção da história da Túnisia.
Inspirados pela insurreição tunisiana, milhares de trabalhadores e estudantes do Egíto promoveram gigantescos protestos contra o ditador Hosni Mubarak, importante aliado dos Estados Unidos. Mas como não há no mundo força maior que o povo em luta, o ditador egípicio após um mês de intensas mobilizações teve que abandonar o poder.
    As revoltas populares na Túnísia e no Egito vir
aram um rastilho de pólvura que se espalhou por dezenas de países.Na Líbia, a população assumiu o controle de várias cidades e impõe um cerco ao governo de Muammar Gaddafi. Vigorozas manifestações clamam por mundanças em Bahrein, Marrocos, Irã, Iraque, Jordânia, Arábia Saudita, Iêmen Sudão e Argélia.
    Todas estes levantes demonstram a disposição dos povos em defenderem uma país sem miséria e exploração.

Passagens aumentam acima da inflação


A cada dia, fica mais difícil se locomover nas grandes cidades do Brasil. Os aumentos constantes nas passagens de ônibus vêm encarecendo o custo de vida da população. Segundo o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) revela que cresce a cada dia o peso do transporte coletivo no orçamento da população. Em 2000, o cidadão gastava, em média, 18,7% do seu orçamento com transporte e 21,1% para comer. Em 2010, o gasto com transporte foi aproximadamente igual à despesa com comida: 20,1%, a 20,2%.


Recentemente, várias cidades por todo o país aumentaram os valores das passagens de ônibus. Em Belo Horizonte e Poços de Caldas (MG) e em Pelotas (RS) os reajustes ocorreram ainda em dezembro de 2010. Já no primeiro dia de 2011, houve aumento em São Caetano e Diadema, na Grande São Paulo. No dia 02, as passagens aumentaram no Rio de Janeiro e em Salvador. No dia 03, foram reajustadas as tarifas em João Pessoa (PB), Santo André (SP) e Vitória (ES). Depois, ainda se seguiram aumentos em São Paulo, Guarulhos (SP), Joinville (SC), Recife, Campinas (SP), Campina Grande (PB), Natal, Aracaju e Curitiba.
O aumento das tarifas, na maioria dos casos, foi acima da taxa de inflação, bem como do salário mínimo. Além disso, é grande a insatisfação da população com a qualidade do transporte: "Espero horas nas paradas. Os ônibus vêm lotados e em péssimas condições", diz a estudante de enfermagem da UFPE Marília Novaes.

Movimento estudantil na luta contra os aumentos
Demonstrando a insatisfação da população, vários protestos sacudiram os principais centros urbanos do país com passeatas e trancaços reivindicando a redução das tarifas, auditoria nas contas das empresas privadas e estatização do transporte público.
Como todos esses aumentos ocorrerem no período de férias dos estudantes, espera-se que em fevereiro mais protestos voltem a ocorrer. Em João Pessoa, Capital da Paraíba, o movimento tem realizado atos na frente da Prefeitura desde antes do Ano Novo e, no último dia 26 de janeiro, conseguiu arrancar do prefeito os compromissos de realizar uma auditoria nas contas das empresas de ônibus e de preparar um seminário para discussão de transporte público e mobilidade urbana. "É absurdo o reajuste que ocorreu nas passagens em João Pessoa. O direito ao transporte público para trabalhadores e estudantes está sendo desrespeitado à custa do enriquecimento de meia-dúzia de famílias que são donas das empresas de ônibus", declaro Aline Leite, presidente da Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (Apes-PB).
Já em Recife, mesmo sem muitas possibilidades de mobilização por causa das férias, foi realizada uma manifestação de alerta, no dia 11, com o lema: "Se a passagem não baixar, o Recife vai parar!". Mais de 700 pessoas foram às ruas, atenderam ao chamado da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe), conjuntamente com a União da Juventude Rebelião (UJR) e os Diretórios Centrais da UFPE, UFRPE e Unicap, e trancaram a principal via do Centro da cidade.
No dia 28, novo ato. Desta vez, os estudantes foram em direção à Secretaria de Cidades, responsável pelo aumento das passagens, onde estava marcada a audiência com o secretário Danilo Cabral. No entanto, o secretário liberou os funcionários mais cedo e não recebeu as entidades. "Em  fevereiro, os estudantes voltarão às aulas e nós mesmos é que vamos dar uma aula de cidadania ocupando as ruas do Recife contra esse aumento abusivo de R$ 1,85 para R$ 2,00", declarou  Stephanye Vilela, presidente da Uespe, a A Verdade.
Fonte: www.averdade.org.br

Passeata Contra o Aumento Abusivo de Passagem!



Protesto vira notícia - NETV - 11/01/2011