VI Seminário de Educação e o X Congresso da UESPE

Nos dias 25 e 26 de setembro de 2010 a União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco-UESPE realizou seu VI Seminário de Educação e seu X Congresso no colégio Americano Batista com cerca de 700 estudantes de 27 municípios pernambucanos.

A abertura teve a participação de entidades representativas do setor Educação, o Sintepe, UNE, UBES, DCEs da UFRPE, UFPE e Unicap, além dos movimentos populares MLB e MLC.
Além dos debates sobre a situação da educação, o congresso foi rico em atrações culturais, hip-hop,grupos de dança, rock, maracatu e a participação de Alan Sales que recitou cordeis de sua autoria sobre a cultura popular fez a plateia rir muito ao ironizar os representantes políticos.
Outro destaque do congresso foi a luta pela meia-passagem intermunicipal. No processo de mobilização das delegações foram recolhidas mais de 3.000 assinaturas pedindo a aprovação de lei garantindo a meia-passagem no Estado. Na plenária final foi aprovada a proposta de recolher, até o fim de outubro mais de 1 0.000 assinaturas e realizar um ato na sede do Governo do Estado.
No domingo á tarde houve a votação das propostas discutidas nos grupos de debates e a eleição da nova diretoria da entidade. A estudante Stephannye Vilela dos Santos, diretora da Associação Recifense dos Estudantes Secundaristas-ARES foi eleita presidente pelos estudantes. O vice-presidente da UBES Gregório Gould encerrou o Congresso ressaltando a importância da organização estudantil e os desafios da proxima gestão.


Thays Santos e Alexandre Ferreira
Fonte: Jornal A Verdade