Respeitem a História do Ginásio Pernambucano!

Foto: Thayana Santos
Fundada em 01 de setembro de 1825, o Ginásio Pernambucano – ou simplesmente “GP” - é a Escola mais antiga da América Latina, com 182 anos. A importância histórica e o respeito perante a sociedade pernambucana desta escola são indiscutíveis, porém, não podemos dizer o mesmo por parte dos Governantes, que tentam ano após anos, extinguir esta brava comunidade escolar que resiste a todos os golpes.

Nos oito anos do Governo Jarbas/Mendonça, todos os secretários de educação, com o aval do governador, capricharam nos golpes para acabar com o GP e poderem usar o prédio, o nome e a história sossegados em seu falso modelo de excelência em educação - o CEEGP. Não satisfeitos em expulsar a verdadeira comunidade do GP do seu prédio na Rua da Aurora, eles aplicaram vários golpes na tentativa de acabar com a nossa luta. Mas, não conseguiram.
Entra governo e sai governo e os golpes contra o GP continuam


A esperança de que um novo Governo, que fez inúmeras promessas em sua campanha e se dizia diferente do anterior, mudasse a realidade desta histórica escola, foi frustrada. Pois, o Governador Eduardo Campos, concorda e pratica a mesma política educacional de Jarbas e Mendonça, mantendo a comunidade do GP excluída da sua verdadeira Escola, privilegiando apenas 700 estudantes no Centro Experimental de Ensino Ginásio Pernambucano - CEEGP, instalado no prédio do verdadeiro GP. Ora, se o governo tem interesse de construir Escolas de Referência, que faça isso nos espaços ociosos do Estado ou em Escolas onde as comunidades sejam mantidas no projeto. Mas não roube o patrimônio Histórico de uma comunidade e de todo o povo pernambucano, para entregá-lo a empresas privadas expulsando de lá os seus verdadeiros donos.


E como se não bastasse tudo isso, após amargar uma reforma tartaruga que atrasou o início do ano letivo de 2007 e se arrastou durante todo o ano, tornando ainda mais difícil as acomodações da “gaiola” na Rua do Hospício. Este ano não é diferente e o Governo tenta nos dar mais um golpe! Desta vez querem nos impedir de usar a nossa própria farda, com o nosso centenário escudo. É inaceitável tanto desrespeito a História do GP e aos nossos direitos. Não vão destruir a nossa História e nos impedir de usar nossa farda e retornar ao nosso lugar de origem. A nossa luta só está começando.