Pra UBES ser de ação tem que ter REBELIÃO!




De 06 a 09 de dezembro passado aconteceu em Goiânia - GO, o 37º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). Este congresso ficou marcado na história da UBES, além de ser o congresso onde comemoramos os 60 anos da nossa entidade, o congresso foi marcado pela ousadia, garra e determinação que demonstraram os militantes da União da Juventude Rebelião - UJR, em seguir firme e erguendo cada vez mais alta a bandeira da luta em defesa do movimento estudantil brasileiro.
Durante abertura do Congresso, os estudantes mostraram para que vieram, garantindo a animação, agitação e o principal, a politização em todos os grupos de debate. Como já era de se esperar, a direção majoritária da UBES, hoje nas mãos da União da Juventude Socialista - UJS, mais uma vez tentou boicotar a participação dos estudantes da tese Rebele-se – oposição na UBES no congresso, entretanto, as ameaças não inibiram a participação dos delegados, muito pelo contrário!
Há anos a nossa histórica UBES, tem sido engessado por meia dúzia de oportunistas, não permitindo que esta organize um movimento estudantil sério, de lutas, que não seja submisso aos mandos e desmandos do Governo Federal, mas que defenda os verdadeiros interesses da juventude brasileira. Porém, desde a participação da União da Juventude Rebelião na diretoria da UBES, essa realidade começou a mudar. Cumprindo com seu papel de Vanguarda Revolucionária em defesa dos direitos dos jovens brasileiros, a UJR tem mudado os rumos da UBES e denunciado tanto a corrupção interna quanto a submissão por parte da diretoria, que de "conluio" numa direção chapa-branca, aplaude os paliativos apresentados pelo Governo Federal como alternativas para a educação, quando o verdadeiro caminho a ser trilhado deveria ser o caminho da luta em defesa do passe-livre, da meia passagem intermunicipal, do livre acesso à universidade entre tantos outros direitos nossos, estudantes brasileiros.
Morrendo de medo do crescimento e da força da UJR, a UJS desesperada para perpetuar-se na direção da UBES, se inspirou na ditadura militar e ameaçou cassar os delegados eleitos nas etapas estaduais encabeçadas pelas entidades de luta, a exemplo da nossa combativa UESPE, com o apoio do movimento Rebele-se na UBES. Isso mesmo! A UJS tentou barrar os delegados eleitos na etapa estadual realizada pela UESPE, em Caruaru. Assim como tentou também, impedir a delegação alagoana, organizada na combativa União Secundarista dos Estudantes de Alagoas – USEA – de participar da etapa nacional da nossa UBES!
Mas quem vem pra luta, não vem pra perder! Estes estudantes estavam dispostos a tudo para participar do congresso representando sua escola exatamente como foram eleitos – com voz e voto - e denunciando o abandono em que se encontra a nossa UBES na mão desses oportunistas, puxando palavras de ordem e contagiando todos os presentes no congresso. A UJS, não agüentou a pressão e foi obrigada a recuar da tentativa de cassar esse direito e credenciou todos os delegados eleitos ao 37º Congresso da UBES dos estados de Pernambuco e Alagoas! Essa é mais uma vitória dos que fazem o movimento estudantil de verdade.
Isso só mostra o quanto é importante e fundamental a continuidade da nossa luta e atuação dentro da UBES! Agora, é seguir em frente com o nosso trabalho em cada estado, cada cidade e cada escola sempre em defesa de uma UBES verdadeiramente dos estudantes brasileiros e presente na luta pela construção do socialismo em nosso país.
Ousar lutar, ousar vencer!



Thays de O. Santos
Presidente da UESPE